1ª Mostra de Projetos de Extensão e Prestação de Serviços expôs ações do CCSH

Foto colorida horizontal mostra pessoas de costas visitando um dos estandes
Mais de 20 estandes estiveram expostos no Royal Plaza Shopping

Diferentes projetos de extensão e de prestação de serviços do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM passaram pelo Royal Plaza Shopping no último sábado (9), na 1ª Mostra de Projetos de Extensão e Prestação de Serviços. O evento, que teve início às 10h, contou com a participação de diferentes graduações. Psicologia, Direito, Contabilidade, Relações Internacionais, Jornalismo, Produção Editorial, Administração, Serviço Social e História foram alguns dos cursos representados por alunos, que levaram um pouco da sua área para o público.

Quem passou pelo terceiro andar do shopping teve a oportunidade de prestigiar os mais de 20 estandes presentes com vídeos, banners, brincadeiras, pinturas, quizz, além de poder conversar com os professores e alunos envolvidos nas atividades, tirar dúvidas, agendar horário para prestação de serviço, entre outros.

Foto colorida horizontal mostra uma criança olhando painéis e objetos dispostos em uma mesa
Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas esteve presente no evento

O Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (Lasca), vinculado ao curso de História, levou maquete explicando o processo de charqueada na região de Pelotas, livros voltados para a educação patrimonial, jogos representando as guerras guaraníticas e a passagem dos índios no Rio Grande do Sul. “Queremos mostrar um pouco do nosso trabalho para o pessoal que se interessa por isso e para as crianças”, explicou Amanda Muniz da Silva, estudante de História e voluntária no Lasca.

Empresas juniores também participaram da mostra. A F5, que abrange os cursos de Relações Internacionais e Economia, dialogou com o público sobre empresas e negócios internacionais envolvendo importação e exportação. “Trabalhamos com empresários e pessoas físicas daqui de Santa Maria e do Brasil. Fazemos muitos processos de tributos, então temos alunos da Economia que nos auxiliam. A gente quer mostrar que a internacionalização pode estar aqui auxiliando na geração de valor do produto de empresários e também melhorando a questão dos custos deles”, conta a estudante de Relações Internacionais e diretora de projetos da F5 Junior, Julia Delboni.

Foto colorida horizontal mostra um homem de costas usando um computador respondendo um quizz
Comunidade teve a oportunidade de interagir por meio das ações propostas

Para a estudante de Psicologia e bolsista da Clínica de Estudos e Intervenções em Psicologia (Ceip) Juliana Maliska, o objetivo do evento foi comunicar e dialogar com a comunidade em geral, não só com o público que circula na Universidade. “Às vezes a gente acaba ficando numa bolha, e ocupar um espaço público, onde qualquer pessoa pode perguntar e ter acesso, é uma oportunidade de divulgar o que a gente produz dentro da Universidade e o que a gente faz com o dinheiro público”, destacou.

O vice-reitor, Luciano Schuch, esteve presente no evento e destacou a importância da 1ª Mostra de Projetos de Extensão e Prestação de Serviços na aproximação da Universidade com a comunidade. “Estar aqui é levar a UFSM para mais perto da sociedade, a qual mantém nossa Universidade. Só temos a ganhar com esses projetos e cada vez mais queremos que a UFSM esteja fora dos muros e mais perto da comunidade. Esses mais de 20 projetos de extensão do CCSH nos orgulham muito e que essa iniciativa siga cada vez mais acontecendo”, ressaltou.

Confira as entrevistas realizadas pela Rádio Universidade no evento:

Texto e fotos: Eloíze da Silva de Moraes, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista da Agência de Notícias
Entrevistas em áudio: Roberto Montagner, diretor da Rádio Universidade