CEFD realiza evento de despedida da pista de Atletismo da UFSM

Universidade vive a expectativa da construção de uma nova pista nos padrões da Federação Internacional de Atletismo.

Despedida da pista construída em 1971 mobilizou atletas em 11 provas

O Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) realizou no último sábado (9) um evento para marcar a despedida pista de atletismo da UFSM. Após a liberação de R$ 7,9 milhões pelo Ministério do Esporte, uma nova e moderna pista será construída no campus de Santa Maria. O evento teve início às 9h30min da manhã, com um torneio de atletismo. Ao todo, o evento contou com 11 provas, aberto para todos os públicos.

Construída em 1971. a atual pista de atletismo da universidade é feita de carvão batido e conta com apenas seis raias. A nova estrutura terá 400 metros, piso emborrachado e oito raias. As novas alterações qualificarão a UFSM para sediar competições nacionais e internacionais, seguindo o padrão imposto pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

Luiz Fernando Lemos, coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS) e da equipe de atletismo da UFSM, comentou a importância da reestruturação da pista para a universidade: “Vai ser um cenário diferente. Um cenário de pesquisa, um espaço para treinamentos com maior qualidade. A expectativa é de que a qualidade dos atletas vai aumentar”, afirmou. De acordo com Lemos, será possível realizar o treinamento de modalidades específicas, como salto com vara. A nova estrutura também contará com uma gaiola para lançamentos e não haverá problemas com as condições climáticas.

O início da reforma está previsto para o final do mês de novembro e tem previsão para ser finalizada em até 180 dias.

Reportagem e fotos: Vitória Parise, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Davi Pereira