Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PPG em Ciência do Solo da UFSM recebe professor visitante do Canadá



Foto colorida horizontal mostra quatro homens sentados em volta de uma mesa. Eles posam para a foto, sorrindo, em uma sala com persianas azuis
Professores Gustavo Bruneto, Ricardo Dalmolin (coordenador do PPGCS), Leon Parent e Sandro Giacomini

No último dia 21, Léon Etienne Parent assinou contrato como professor visitante estrangeiro com a UFSM, com lotação no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS). Parent recentemente se aposentou na Université Laval, em Quebec, Canadá, e é uma das maiores autoridades mundiais em modelagem de nutrientes em plantas.

Ele foi o principal responsável pelo desenvolvimento do software CND (Diagnose da Composição Nutricional), que permite a estimativa de excessos e deficiências de nutrientes em cultivos, especialmente frutíferas. Vários locais do mundo adaptam este software para diferentes culturas. No Brasil, professores do PPGCS-UFSM, da Unesp, Embrapa Uva e Vinho e Universidade de Laval são proprietários do CND-Uva, utilizado por produtores para controlar suas lavouras. 

Durante sua permanência no PPGCS, Parent se envolverá com maior intensidade em pesquisas relacionadas à fertilidade de solos e nutrição mineral de plantas, com destaque para as frutíferas, no sentido de racionalizar o processo de adubação, com diminuição de custos e aumento de produtividade. Também ministrará disciplinas(em inglês) e orientará estudantes de mestrado e doutorado, contribuindo para a qualidade da formação de alunos e das pesquisas com nutrição mineral de plantas, impactando positivamente a economia regional e nacional, além dos parâmetros sociais e ambientais.

A avaliação da coordenação do PPGCS é de que, com a chegada do professor, o programa ganha expressão no processo de internacionalização proposto pela Capes para os programas de excelência.

Foto: Divulgação

 
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-50604

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes