A Câmara de Vereadores de Santa Maria prestou homenagem ao Observatório de Direitos Humanos (ODH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) durante sessão solene na noite desta terça-feira (3).
Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE), o Observatório recebeu a Comenda Renato Russo. A honraria, concedida a cada dois anos pelo Legislativo Municipal, é um reconhecimento público a instituições da cidade que atuam na promoção não só dos direitos humanos, mas também da cultura e da cidadania dos diversos grupos populacionais de Santa Maria.
O vereador Jorge Trindade apresentou o trabalho realizado pelo Observatório, que é coordenado por Victor De Carli Lopes. Afirmou que o objetivo é ampliar o debate sobre a temática de direitos humanos e fomentar a participação da comunidade acadêmica nas reflexões ligadas à cidadania.
Victor declarou ser uma grande honra receber a homenagem, especialmente por ser um órgão criado há dois anos. Enfatizou que a parceria com entidades possibilita a inserção do Observatório na comunidade e o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Na ocasião, também foi homenageado Francisco Bianchin, o padre Xiko, que em 2019 completou 50 anos de carreira sacerdotal.
O vice-reitor da UFSM, Luciano Schuch, participou da solenidade.
Com informações e foto da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores