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Alterações no atendimento dos RUs em período não letivo



A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) informa à comunidade do campus sede sobre as alterações no funcionamento dos restaurantes universitários durante o período de exames e férias acadêmicas. As mudanças valem a partir do dia 9 de dezembro e devem se estender até março, com o início do ano letivo. Durante dezembro, a distribuição de alimentos segue sem alterações. 

  • Restaurante Universitário I (RU I): estará fechado para reforma e manutenção na cozinha, com previsão de normalização no atendimento a partir de março. Até lá fica suspensa a distribuição de alimentos aos finais de semana por motivos operacionais. Neste período, os usuários do RU I serão atendidos no RU  II, de segunda a sábado; 
  • Restaurante Universitário II (RU II): segue fornecendo as três refeições (café da manhã, almoço e jantar) entre segunda e sexta-feira. Nos sábados, haverá somente almoço.
  • Restaurante Universitário do Centro: continua servindo almoço e jantar entre segunda e sexta-feira. Porém, serão suspensos o serviço de almoço no sábado e a distribuição de alimentos aos moradores da casa. Já o café da manhã será distribuído na forma de kits de segunda a sexta-feira.

As mudanças

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Clayton Hillig, o RU I necessita de reformas estruturais, principalmente na cozinha, para dar conta da crescente demanda de refeições. Hoje o RU tem capacidade para produzir cerca de 1.500 refeições por dia, mas, atualmente, serve de 4 a 5 mil. As reformas custam R$ 4 milhões e, devido às consecutivas restrições orçamentárias dos últimos anos e o possível agravamento da situação em  2020, não são possíveis de serem executadas. 

Em vista disso, a alternativa encontrada foi a concessão do RU para uma empresa prestadora de serviços, que, além das refeições, realize investimentos para a conclusão das obras. Nos próximos dias será lançado um pregão eletrônico para empresas de todo o Brasil que tenham interesse em fornecer o serviço completo de refeições. Entre os critérios necessários para concorrer, está a necessidade de garantir a continuidade dos serviços e a qualidade das refeições.  

Conforme Hillig, se essas alterações não fossem feitas, seria necessário restringir o acesso ao RU. “Essas mudanças foram necessárias para garantirmos a continuidade dos serviços de alimentação, assegurarmos a gratuidade para os estudantes que possuem benefício socioeconômico e mantermos o funcionamento pleno dos RUs. Nossa expectativa é que consigamos ter uma economia de aproximadamente 30% nos custos”, explica o pró-reitor.

Clayton Hillig também explica que as mudanças visam racionalizar os atendimentos do RU durante o período de férias letivas, garantindo a manutenção dos serviços em um período de menor movimento. Ele destaca, por outro lado, que as reformas irão propiciar um melhor atendimento aos usuários no ano seguinte. “Por isso, pedimos a compreensão de toda a comunidade universitária pelos eventuais transtornos em função das reformas no RU I e da redução nos horários de atendimento”, conclui.

Confira a entrevista que o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Clayton Hillig, concedeu ao programa Campus da Gente, das Rádio Universidade e UniFM:

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Texto: Mariana Henriques / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

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