Exposição idealizada na UFSM sobre literatura fantástica ganha temporada na USP

Formada por 20 painéis, a exposição estará na USP até o dia 13 de dezembro

“Fantástico Brasileiro: o Insólito Literário do Romantismo à Contemporaneidade” é um projeto de pesquisa, ensino e extensão idealizado pelo professor Enéias Tavares, do Departamento de Letras Clássicas e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, e pelo pesquisador Bruno Anselmi Matangrano, da Universidade de São Paulo (USP). Criado em 2017, o projeto já virou livro teórico publicado no ano seguinte pela editora Arte & Letra e uma exposição itinerante que teve temporadas em Porto Alegre, Curitiba, Campo Grande, Rio de Janeiro, Santa Maria e Silveira Martins.

O braço itinerante da exposição atualmente se encontra na USP. A abertura ocorreu como parte da programação do 5º Encontro Internacional do Grupo de Pesquisas Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens, que ocorreu de 27 a 29 de novembro na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Além da exposição, composta por mais de 20 painéis que revisam 200 anos de literatura fantástica no Brasil (aberta para visitação no segundo andar do Edifício Antonio Candido), a ação também contou com uma mostra de livros na Biblioteca Florestan Fernandes entre os dias 26 de novembro e 6 de dezembro, também na Cidade Universitária, ilustrando a história do insólito literário no país com exemplares antigos de obras como A Esfinge, de Coelho Neto, e Se eu fosse Sherlock Holmes, de Madeiros e Albuquerque, incluindo ainda livros recentes adquiridos pelo acervo por ocasião da exposição. A mostra em painéis poderá ser visitada até o dia 13 de dezembro.

Na próxima sexta-feira (13), a exposição ganha um ambiente temático permanente no Espaço Multidisciplinar da UFSM em Silveira Martins. O objetivo é receber escolas de ensino fundamental e médio para atividades educacionais e lúdicas.

A ação integra o 6º Colóquio do Fantástico Brasileiro, evento que contará com a participação de professores e pesquisadores de diversas universidades: Julio França, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Adriana Amaral e Giovana Carlos, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Bruno Matangrano, Oscar Nestarez, Nathalia Xavier Tomaz e Carol Chiovatto, da USP; Kali de los Santos, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Nikelen Witter, André Cordenonsi e Enéias Tavares, da UFSM. Também estarão presentes profissionais do mercado editorial, como Duda Falcão e Cesar Alcázar. A programação consta na página do Fantástico Brasileiro no Facebook.

Com a temática “Fantasia em tempos de resistência”, o colóquio ocorre de sexta-feira (13) a domingo (15) no Espaço Multidisciplinar de Silveira Martins. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição. As vagas são limitadas.