Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Rede de pesquisa sobre climas subtropicais é criada com a participação de docente da UFSM



No dia 10 de dezembro, ocorreu nas dependências da Universidade Federal do Paraná (UFPR) o 1º Encontro da Rede Clima Sul, evento destinado a reunir e propiciar a interação entre professores e pesquisadores que desenvolvem estudos na área de climatologia na região Sul do país, com enfoque em investigar os climas subtropicais. O evento buscou ainda incentivar e aprofundar as relações institucionais, a cooperação acadêmico-científica, a criação de redes entre pesquisadores e o fortalecimento da climatologia geográfica brasileira.

A UFSM foi representada pelo professor Cássio Arthur Wollmann, do Departamento de Geociências, responsável pelo Laboratório de Climatologia em Ambientes Subtropicais (Lacas). Ele tem realizado pesquisas relacionadas à temática da climatologia urbana, monitorando o município de Santa Maria e cidades próximas, além de Porto Alegre e Balneário Camboriú (SC). Realiza ainda pesquisas em unidades de conservação dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, como o Parque Nacional dos Aparados da Serra, Parque Nacional da Serra Geral, Estação Ecológica do Taim, Parque Estadual de Itapuã, Parque Estadual do Espinilho, Parque Estadual da Quarta Colônia e o Parque Natural Municipal dos Morros.

Realizado em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o encontro contou com uma programação voltada ao debate de ideias entre os pesquisadores e à elaboração de propostas no formato de workshop. Foram debatidas e planejadas propostas colaborativas entre os envolvidos no âmbito da pesquisa, ensino e extensão da climatologia. Na ocasião, também foi aprovada a criação de uma rede de pesquisa denominada Rede Climas Subtropicais, com o intuito de agregar e integrar os participantes do encontro e demais interessados em cooperar dentro das linhas de investigação de interesse. A rede permanece aberta para a inclusão de novos membros interessados na temática em questão.

O encontro foi promovido pelo Laboratório de Climatologia da UFPR, contando com a presença de 13 pesquisadores, vinculados a nove universidades paranaenses, catarinenses e gaúchas. Dentre os membros presentes, estiveram envolvidos nas atividades docentes dos cursos de Geografia das seguintes universidades: UFPR, UFSM, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-50972

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes