A Pró-Reitoria de Graduação da UFSM (Prograd) divulgou na quinta-feira (5) o Edital 014/2020, referente ao processo seletivo de vagas complementares SiSU/UFSM 2020/1 O processo selecionará candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2015, ou 2016, ou 2017, ou 2018 ou 2019, para as vagas não preenchidas, desistências e/ou indeferimentos do Sistema de Seleção Unificado de todos os campi da UFSM. O quadro de vagas disponíveis será divulgado nesta sexta (6).
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Prograd (www.ufsm.br/prograd) e estarão disponíveis a partir das 18h desta sexta-feira (6). O prazo final varia conforme o campi (ver abaixo). Para o ranking dos inscritos, será utilizada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2015 a 2019.
O candidato não precisa indicar o ano de realização do Enem, pois a Prograd, através do número do CPF do candidato, solicitará as notas das provas objetivas e redação do Enem junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e, automaticamente, será considerado o Enem de maior escore.
Cotas
O candidato deve ler com atenção o Edital 014/2020. Ao se inscrever, o candidato optará por concorrer via Ampla Concorrência ou por Cota:
Ampla Concorrência: candidato que não se enquadra no Sistema de Cotas ou não deseja participar do Concurso por meio delas;
Cotas: candidatos que tenham obrigatoriamente cursado integralmente o Ensino Médio em Escolas Públicas – ver mais no item 2 do edital.
Cada cota exige uma documentação específica para sua comprovação, conforme orientação do edital. Dessa forma, o candidato deve analisar a documentação necessária para confirmação de matrícula antes de fazer a sua escolha.
Não poderá participar do processo o candidato que não tiver realizado ao menos uma das edições do Enem de forma completa nas edições indicadas acima e não obtiver um mínimo de 300 pontos na prova de redação do exame adotado.
Como funcionará a chamada?
Os candidatos inscritos e habilitados a participar (divulgados no site da Prograd) deverão participar da chamada oral a ser realizada em cada campus da UFSM. Após o fechamento dos portões, os candidatos serão classificados de maior nota até a menor nota, seguindo as orientações do edital para cotas e ranking.
Os candidatos inscritos nas cotas L2, L6, L9, L10, L13 e L14 necessitam comparecer pessoalmente à chamada oral, não podendo confirmar vaga mediante procuração, em face das exigências do Anexo I do edital. Os candidatos inscritos nas demais cotas (L1 e L5) ou pelo sistema de Ampla Concorrência poderão confirmar vaga por intermédio de seu procurador, com procuração redigida e assinada. Os candidatos menores de idade (inscritos na A0, L1 ou L5) poderão ser representados por seus responsáveis legais, que caso optem por procuração, deverão formalizá-la juntamente com o candidato.
Importante: datas, horários e locais
Inscrições – online pelo site da Prograd:
UFSM de Santa Maria: inscrições a partir das 18 horas do dia 06/03 até as 12 horas do dia 09/03/2020;
UFSM de Cachoeira do Sul: inscrições a partir das 18 horas do dia 06/03 até as 12 horas do dia 11/03/2020;
UFSM de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões: inscrições a partir das 18 horas do dia 06/03 até as 12 horas do dia 12/03/2020.
Chamada dos candidatos – presencial:
UFSM de Santa Maria: 10 de março, abertura dos portões às 8h30 e fechamento dos portões às 10h;
UFSM de Cachoeira do Sul: 12 de março, abertura dos portões às 14h30 e fechamento dos portões às 16h;
UFSM de Frederico Westphalen 14 de março, abertura dos portões às 08h30 e fechamento dos portões às 10h;
UFSM de Palmeira das Missões 14 de março, abertura dos portões às 14h30 e fechamento dos portões às 16h.