Reunião técnica em maio vai abordar inovações em calagem e adubação de frutíferas

Em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Uva e Vinho e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a UFSM realiza a 1ª Reunião de Atualização Técnica sobre Calagem e Adubação em Frutíferas. Em uma promoção do Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, o evento ocorre de 5 a 7 de maio em Bento Gonçalves, no auditório da Fundação Casa das Artes. Nos três dias da reunião, palestrantes de diversas instituições apresentarão aos participantes o que há de mais atual nas pesquisas sobre manejo de solo, nutrição mineral, calagem e adubação em frutíferas.

Professor visitante da UFSM, Léon Etienne Parent, docente aposentado da Université Laval (do Canadá), vai ministrar a palestra de abertura do evento, a qual terá como tema “Perspectivas futuras da nutrição mineral de frutíferas no mundo”. Docente do Departamento de Solos da UFSM, Gustavo Brunetto também fará uma palestra na reunião, em conjunto com o pesquisador George Wellington Bastos de Melo, da Embrapa Uva e Vinho. Marcada para o dia 7, a conferência vai abordar o tema “Calagem e adubação em videiras visando vinhos de qualidade”. O professor aposentado da UFSM João Kaminski falará no dia 6 sobre “Experiência da adubação e nutrição em nogueira pecã”.

Além das instituições que realizam o evento, a reunião também terá palestrantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto Federal Farroupilha (IFF) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Eles vão abordar temas como critérios de predição, estado nutricional, eficiência na absorção de nutrientes para racionalizar o uso de fertilizantes, toxidez em plantas e contaminação ambiental, fontes de fertilizantes, calagem e adubação em pessegueiros, macieiras, citros, oliveiras e bananeiras.

O Departamento de Solos, o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo e o Colégio Politécnico da UFSM participam como apoiadores da reunião, para a qual é possível submeter resumos até o dia 30 de março. As inscrições no evento custam R$ 100,00 para o público em geral e R$ 50,00 para estudantes. A programação e completa, instruções para inscrição e outras informações estão disponíveis na página do evento.