Desde o dia 11 de março, a Ouvidoria da UFSM passou a atender manifestações através do Sistema Fala.BR, Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, a qual já se encontra à disposição das ouvidorias de todos os Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Ao acessar o link da ouvidoria no site da UFSM, o usuário é direcionado diretamente a página do Fala.BR, onde fará a manifestação. Assim, os registros das demandas serão protocolados diretamente na plataforma. As denúncias anônimas passam a ser denominadas como comunicação e o demandante não poderá acompanhar o trâmite e a conclusão da mesma, pois a partir deste momento caberá ao Fala.BR averiguação e tratamento.
Esta mudança ocorreu conforme orientação da Ouvidoria-Geral da União (OGU), por meio da Coordenação-Geral de Orientação e Acompanhamento de Ouvidorias (CGOUV). A adesão sistema possibilita o auxílio e acompanhamento da sua utilização, em conformidade com as diretrizes da Instrução Normativa OGU 01/2014. O demandante pode acessar diretamente a página do Fala.BR para fazer sua manifestação, ou, se preferir, acessar a página da UFSM e entrar em contato diretamente com a Ouvidoria da UFSM através dos contatos disponibilizados na página.
Qualquer cidadão com ou sem vínculo com a instituição pode usar a plataforma para fazer uma denúncia, reclamação, elogio ou sugestão. As manifestações são analisadas e encaminhadas para o setor. No caso das denúncias, após análise prévia, abrir-se-á processo administrativo para adequada instrução e apuração.
Antes da mudança, as demandas da Ouvidoria da UFSM passavam por um trâmite interno. As ocorrências eram registradas pessoalmente, por carta, telefone, correio eletrônico ou via Caixa Postal do Sistema Interno.
Texto: Laura Coelho / Bolsista de jornalismo da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor