UFSM disponibiliza manual de orientações sobre resíduos

Manual de Orientação para Armazenamento e Destinação de Resíduos na UFSM tem como objetivo auxiliar no armazenamento e destinação de cada classe de resíduo gerado no campus sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com caráter informativo, possibilita a classificação dos resíduos, identifica locais de descarte, coleta, transporte e destinação final dos resíduos.

O guia trata de resíduos recicláveis (como papel, plástico, metal e vidro); resíduos orgânicos (restos de cozinha); rejeitos (não-orgânicos e não-recicláveis); resíduos químicos e infectantes (gerados pelos laboratórios); eletroeletrônicos (computadores, celulares); lâmpadas de uso institucional; pilhas e baterias de uso institucional; óleo de cozinha; resíduos de poda e jardinagem; sucata; materiais de construção civil e móveis.

O manual foi elaborado pelo corpo técnico do Setor de Planejamento Ambiental (SPA), vinculado à Pró-Reitoria de Infraestrutura (Poinfra). A revisão deve ocorrer de acordo com possíveis alterações nas ações do Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Universidade, bem como possíveis adequações da logística interna da rota dos resíduos gerados. Em casos de contratações de empresas especializadas na coleta, transporte e destinação final, serviços de limpeza e convênios de coleta, também haverá a necessidade de revisão deste manual.

Em caso de dúvidas e solicitações, o setor pode ser contatado pelo ramal 8498 ou pelo e-mail spaproinfra@ufsm.br.