UFSM vai disponibilizar alojamentos especiais para profissionais do HUSM

Casa destinada a intercambistas e visitantes será alojamento para o descanso de profissionais do HUSM

A partir da próxima semana, a UFSM irá ceder alojamentos para os profissionais de saúde do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) que estão trabalhando no combate à Covid-19. Os profissionais ficarão hospedados na interhouse, localizada no campus sede da UFSM, entre a Casa do Estudante e o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD).

A interhouse foi construída para servir de apoio aos estudantes e pesquisadores estrangeiros que vêm para a UFSM. São duas casas, cada uma delas com sala, cozinha, dois banheiros e quatro quartos. Atualmente desocupada, a interhouse disponibiliza 20 vagas.

A pró-reitora adjunta de Infraestrutura, Ísis Portolan dos Santos, comenta que a Universidade teve essa iniciativa para apoiar o trabalho dos profissionais do HUSM, permitindo que eles possam descansar sem a necessidade de ir até suas casas, diminuindo, assim, o perigo de contaminação para seus familiares. Os profissionais de saúde poderão ocupar o alojamento pelo tempo que for necessário e contarão com o apoio da Proinfra.

“Estamos providenciando tudo o mais rápido possível. Em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) compramos colchões, mobílias que estavam faltando, como mesa e cadeiras, geladeira, micro-ondas e mantimentos. Conseguimos também equipamentos de cozinha com o Colégio Politécnico e está sendo instalado ar condicionado nos dormitórios”, conta a pró-reitora.

Além da iniciativa da UFSM, o Hotel Dom Rafael Centro de Eventos Cerrito já está hospedando parte dos profissionais de saúde do HUSM que estão trabalhando no combate ao novo coronavírus. O hotel disponibiliza 23 apartamentos em uma ala reservada, com dois ou três dormitórios.

Caberá aos profissionais levar alimentos, toalhas e roupa de cama de casa, já que no momento o hotel dispensou a maior parte dos funcionários. A dupla ou trio hospedado em cada apartamento irá receber um kit de limpeza e terá que providenciar a higienização do dormitório. O hotel também disponibiliza uma copa com frigobar, água quente e micro-ondas para uso dos profissionais da saúde do HUSM.

Texto: Ana Júlia Müller, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias da UFSM

Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista da Agência de Notícias da UFSM