Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM firma parceria com o Exército Brasileiro para desenvolvimento do projeto Astros



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) firmou novo convênio com o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro (EB), para o desenvolvimento do projeto “Sistema Integrado de Simulação ASTROS – Grupo de Mísseis e Foguetes (SIS-ASTROS GMF)”, que ocorrerá nos próximos 4 anos. 

A parceria tem por finalidade o intercâmbio de recursos técnicos e humanos, buscando desenvolver ações de extensão, ensino e pesquisa, envolvendo interesses mútuos nas áreas de tecnologia da informação e comunicações (TIC), inovação tecnológica, segurança e capacitação de recursos humanos. 

Para a UFSM e para a região de Santa Maria significa o reconhecimento e fortalecimento do setor de defesa e TIC, em especial nas áreas de computação e simulação. Os benefícios diretos são a melhoria da qualificação na formação de pessoal na UFSM e a inserção de profissionais especializados para alavancar a indústria de software na região.

O projeto visa o treinamento baseado em simulação para o sistema de artilharia ASTROS, para atender as demandas de ensino do Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, do Comando de Artilharia do Exército, sediado no Forte Santa Bárbara, em Formosa/Goiás. 

Lançamento de foguete

O ASTROS é um sistema de lançadores múltiplos de foguetes, produzido pela empresa brasileira AVIBRAS, de São José dos Campos. Opera com foguetes, foguetes guiados e míssil tático de cruzeiro, e envolve altos custos em treinamentos que usam o sistema real. O projeto SIS-ASTROS GMF deverá gerar novas tecnologias, capazes de melhorar a eficiência da instrução, reduzir o impacto ambiental e o custo do treinamento no Centro de Instrução, permitindo que aulas e instruções ocorram usando apenas computadores, evitando disparos de munições. 

A equipe do projeto é composta de sete professores doutores (quatro do Departamento de Computação Aplicada do CT/UFSM, dois do Departamento de Eletrônica e Computação do CT/UFSM e um do Instituto de Informática da UFRGS) e trinta alunos de graduação, pós-graduação e profissionais especializados.

 

Texto: Laura Coelho / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-51682

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes