Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto da UFSM oferece materiais de apoio a cuidadores de idosos durante o período de distanciamento social



Durante o período de distanciamento social que vivenciamos, um dos grupos que precisam de maior atenção são os idosos — não apenas por estarem no grupo de risco do novo coronavírus (covid-19), mas também por precisarem de cuidados especiais com a saúde e com as tarefas cotidianas. Tendo em vista o convívio entre cuidadores de idosos e a terceira idade, o Programa de Extensão Pacto-UFSM vem desenvolvendo uma série de materiais e atividades de escuta e orientação profissional como forma de auxiliar neste momento, que se mostra tão difícil para grande parte da população.

O Pacto – Programa de Apoio aos Cuidadores da Terapia Ocupacional, ação de extensão vinculada ao curso de Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Saúde da UFSM, atua desde 2018 com trabalhos voltados aos cuidadores de idosos formais (que atuam nas Instituições de Longa Permanência para Idosos, ou ILPIs) e informais (na sua maioria familiares do idoso). Coordenado pela professora Kayla Araujo Ximenes Aguiar Palma, o programa desenvolve mini capacitações dentro das ILPIs, além de encontros com cuidadores de idosos que sofrem com o Mal de Alzheimer — doença que afeta, prioritariamente, a região da memória do paciente —, dando suporte a esses cuidadores através de atividades de relaxamento, de escuta, assim como palestras.

Durante o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia de covid-19, na qual foram suspensas as ações presenciais de extensão da UFSM, o projeto continua atendendo virtualmente esses cuidadores, através de materiais informativos enviados via redes sociais digitais. Entre os materiais encaminhados pelo grupo de extensionistas, produzidos em parceria com os alunos da disciplina Terapia Ocupacional em Gerontologia II, de  estão algumas informações sobre os cuidados a serem tomados durante este período, atividades para o estímulo cognitivo e emocional do idoso, sugestões de organização da rotina cotidiana e também cuidados com a saúde do cuidador. O programa de extensão também divulga, nas redes sociais, materiais com sugestões de atividades para serem desenvolvidas em casa.

A professora do departamento de Terapia Ocupacional e coordenadora do Pacto-UFSM, Kayla Araujo Ximenes Aguiar Palma, reforça que, nesse período que vivenciamos, é fundamental redobrar os cuidados com os idosos e com os cuidadores. “Os cuidadores familiares, que estão 24h em contato com esse cuidado, precisam se cuidar para que não desenvolvam estresse crônico”, comenta a professora. A terapeuta ocupacional destaca que o cuidador também precisa dedicar alguns momentos de lazer para si, praticando atividades que goste, assistindo um filme ou dormindo.

Uma das dicas do programa, para reduzir os impactos desse período, é tentar manter, ao máximo, a rotina do idoso. “Se tomavam café juntos, continuem tomando; se praticavam caminhadas, façam algum exercício físico pela casa; se faziam terapia ocupacional ou fisioterapia, tentem fazer alguma das indicações do T.O. ou do fisioteapeuta. Tentem estimular a capacidade cognitiva e funcional do idoso o mais perto do habitual”, destaca Kayla. A professora finaliza lembrando a importância de seguir tanto as orientações de higiene e cuidado repassados pela mídia quanto as atividades com idosos, para que eles não fiquem focados apenas nas notícias, “deprimindo-se, já que se fala tanto na morte do sujeito idoso pela doença”.

Para ter acesso ao material ou conversar com os participantes do projeto, os interessados podem entrar em contato através do Facebook e do Instagram do Programa.

Texto: Wellington Felipe Hack, do Núcleo de Divulgação Institucional da PRE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-51813

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes