Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM é a 10ª instituição brasileira em ranking sobre cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável



Foi divulgado nesta segunda-feira (20) um novo ranking da revista britânica Times Higher Education (THE). Desta vez, foi avaliado o desempenho global das instituições no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A Universidade Federal de Santa Maria figura na 10ª posição nacional.

Neste ano, o ranking avaliou 766 universidades em 85 países, levando em consideração os trabalhos desenvolvidos por meio da pesquisa, ensino e extensão. Na classificação geral, a UFSM está situada na faixa entre o 201º e 300º lugar, posição superior à obtida em 2019, quando estava em colocações acima de 301. 

Resultados Específicos

Em relação aos ODS, a UFSM se destacou no Objetivo 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, aparecendo na 40ª posição mundial. 

Para a avaliação desse item, o ranking considerou pesquisas científicas sobre a fome, ensino sobre sustentabilidade alimentar e ações de extensão que tenham o compromisso de reduzir o desperdício de alimentos e combater a fome entre estudantes e comunidades locais. 

 

 

 

A UFSM também teve destaque no Objetivo 1 – Erradicação da Pobreza, o qual aparece na 43ª posição global. 

Esta avaliação enfoca as pesquisas científicas sobre pobreza e seu apoio a estudantes e membros da comunidade local, com base na proporção de alunos que recebem ajuda financeira e nas ações de extensão universitárias e comunitárias de combate à pobreza. 

Além destes, outros oito ODS foram avaliados para a instituição: saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, indústria, inovação e infraestrutura, paz, justiça e instituições fortes e parcerias e meios de implementação. 

O Times Higher Education é um dos mais conceituados levantamentos internacionais do Ensino Superior. Essa é a segunda edição do ranking que considera os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e avalia o impacto das instituições que promovem ações de sustentabilidade, igualdade de gênero e políticas para redução da desigualdade.

 

Texto: Mariana Henriques / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-51910

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes