Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto da UFSM produz maçanetas do tipo “hands free”



O Colégio Técnico Industrial da UFSM (CTISM), juntamente com um grupo de voluntários de outras instituições, está produzindo maçanetas do tipo “hand free” (que não necessitam do uso das mãos para abrir). Elas têm como destino o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e já foram instaladas em algumas portas do Pronto Socorro, Unidade COVID e no Centro Cirúrgico.

O projeto das maçanetas “hands free” surgiu de uma demanda do HUSM. Ao preparar a área de isolamento para o atendimento dos casos de pacientes com COVID-19, e também de outras áreas críticas do hospital, notou-se que a abertura das portas por maçanetas convencionais representava um grande risco de contaminação. Para solucionar este problema, foi projetado por professores do CTISM um dispositivo que pode ser instalado em fechaduras normais, permitindo a abertura e fechamento da porta sem tocá-las com as mãos.

A fabricação é por meio de impressoras 3D. O modelo projetado tem a vantagem de ser muito flexível, fato que permite adaptá-lo facilmente aos diferentes tipos de maçanetas. Porém, sua confecção é demorada, necessitando cerca de quatro horas para finalizar cada par. Por esse motivo, tem sido crucial a participação de todo o grupo de voluntários, com diversas impressoras trabalhando ao mesmo tempo, em suas próprias residências. 

A UFSM apoiou o projeto fornecendo 10 fechaduras, para facilitar o início da instalação. Os dispositivos “hands free” são adaptados e moldados às maçanetas, as quais são entregues ao HUSM. Os funcionários do setor de manutenção realizam a instalação das novas maçanetas com os dispositivos. Em seguida, aquelas que foram retiradas passam por uma desinfecção e são recolhidas para que o processo de adaptação dos dispositivos se inicie novamente. 

Até o momento, cerca de 18 maçanetas “hands free” foram produzidas e entregues no HUSM, que ainda verifica o número de itens que serão necessários para todas as portas. Contabilizando o Pronto Socorro, Emergência, Centro Cirúrgico e UTIs, acredita-se que podem chegar a 150 portas para serem adaptadas. Além disso, já começam a chegar demandas de outras instituições de saúde da cidade, interessadas no projeto. 

“Certamente, assim como outros projetos que foram desenvolvidos, outras localidades da região poderão realizar pedidos, uma vez que, em se tratando da pandemia COVID-19, é essencial a prevenção não somente relacionada às vias aéreas, mas também às medidas ambientais efetivas que inibem a contaminação pelo contato.” comenta Fernando Mariano Bayer, professor do CTISM e participante no projeto.

A produção de dispositivos para maçanetas tipo “hands free” é uma das ações apoiadas por voluntários no mundo todo. Em Santa Maria,  surgiu como parte de um projeto maior, iniciado pelo professor Lucas Vizzotto Bellinaso da Engenharia Elétrica da UFSM, com o foco em produzir protetores faciais através de impressão 3D, como parte do Projeto Higia coordenado pela professora Maria Elizete Kunkel da UNIFESP. Hoje, estão em andamento ações para melhorar a segurança em dos processos de intubação de pacientes, fabricação de EPIs, como máscaras e aventais impermeáveis, estudos para desenvolvimento de conexões de respiradores, entre outros. O grupo se expandiu e conta com a participação de professores e alunos do curso de Engenharia Biomédica da Universidade Franciscana (UFN), do Colégio Técnico Industrial (CTISM), do Centro de Tecnologia (CT), além de empresas das incubadoras da UFSM e do Parque Tecnológico. 

 O projeto recebe apoio do Hospital Universitário de Santa Maria, Lauduz, Lions, Planalto, Viação Santa Cruz e Polícia Civil.

Texto: Laura Coelho / Bolsista da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Edição Mariana Henriques / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-51988

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes