No próximo final de semana, 09 e 10 de maio, será realizada a terceira etapa da pesquisa que investiga o percentual da população gaúcha infectada pela Covid-19 e o ritmo do avanço da pandemia no estado. O estudo, coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade de Pelotas (UFPel), envolve diferentes instituições federais do Rio Grande do Sul, entre elas a UFSM.
A primeira fase de coleta de dados foi realizada nos dias 11 e 12 de abril e a segunda nos dias 25 e 26 do mesmo mês, em todo o Estado. Neste final de semana, outras 500 residências, só em Santa Maria, serão sorteadas para aplicação de um questionário e de um teste rápido, em um dos moradores, para verificar a possibilidade de contato com o coronavírus.
A pessoa entrevistada terá garantido o sigilo e o direito de não querer participar da pesquisa. Os testes estão sendo feitos por profissionais e alunos da área de saúde da Universidade Federal de Santa Maria, devidamente identificados e paramentados com equipamentos de proteção individual, sob coordenação da equipe de profissionais da UFPEL.
Além desta etapa, mais uma de ser realizada daqui há duas semanas. Ao final da pesquisa, terão sido realizadas 2 mil entrevistas na cidade e 18 mil amostragens no estado.
Saiba mais sobre a pesquisa aqui.