Clube de Computação oferece novas oficinas online para estudantes de Ensino Médio de escolas públicas

O Clube de Computação, ação extensionista vinculada ao Centro de Tecnologia da UFSM, está com novas oficinas 100% online e gratuitas, voltadas para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de Santa Maria. A primeira, já em andamento, teve grande procura – mais de 100 inscritos.

Todas as oficinas são da área de computação e oferecem atividades de iniciação à programação, por meio da qual são criados aplicativos, jogos e outros tipos de software. As oficinas visam aproximar os estudantes do Ensino Médio desta importante área, que não sofre com falta de emprego e gera muitas oportunidades de empreendimento. Mais do que isso, visam contribuir para manter estudantes intelectualmente ativos neste período de distanciamento, em que as escolas estão fechadas.

Uma novidade entre as oficinas é a de programação “Só pra gurias”, criada numa parceria entre o Clube de Computação e o grupo BitMarias. Esta oficina alinha-se com tendências mundiais de inclusão de mais mulheres em uma área que carece de mais participação feminina e que, em muitos casos, é completamente desconhecida por garotas cursando o Ensino Médio.

Nas oficinas, com vagas limitadas, será utilizada principalmente a plataforma Discord para interação entre universitários e estudantes do Ensino Médio.

Oficinas com inscrições abertas até o próximo domingo (24):

Oficina de Iniciação à Programação
Período: de 26 de maio a 18 de junho
Encontros online às terças e quintas, das 11h às 12h
Mais informações no link.

Oficina de Programação “Só pra gurias”
Período: de 25 de maio a 17 de junho
Encontros online às segundas e quartas, das 14h30 às 16h30
Mais informações no link.