Professor do CEFD e Editora UFSM integram projeto de coedição de livro no México

Foi lançado esta semana, na Cidade do México, a versão e-book do livro “El abrazo de amor de Kahlo, Estrada, Zenil y yo: una genealogía matrizal desde el cuerpo performativo”, publicado através de um projeto latino-americano de coedição entre México e Brasil, das editoras Publicaciones Ibero, da Universidad Iberoamericana, e Editora UFSM, da Universidade Federal de Santa Maria.

A obra é fruto da pesquisa de pós-doutorado do professor Odailso Berté, do curso de Dança-Licenciatura do CEFD, no Departamento de Arte da Universidad Iberoamericana Ciudad de México no ano de 2018. Além da versão eletrônica já publicada no México, em língua espanhola, a obra também terá sua versão impressa, e em breve, estará em língua portuguesa, nas versões e-book e impressa, no Brasil.

Nesta obra, o professor Odailso aprofunda seus estudos sobre Frida Kahlo a partir de sua vivência e processo artístico-investigativo de um ano no México, em que conheceu e entrevistou os dois alunos diretos da pintora, os artistas Arturo Estrada e Guillermo Monroy. Além desses, o autor trabalhou com o artista neomexicanista Nahum B. Zenil, um dos criadores contemporâneos mais associados a Kahlo pela expressão da autobiografia em sua obra.

O encadeamento do “abraço de amor”, que o título do livro sugere, se dá com as criações artísticas, de dança contemporânea e performance, do próprio autor, realizadas durante sua estadia de estudos no México e apresentadas em locais como o Museu Casa-Estúdio Diego Rivera e Frida Kahlo, a Galería José María Velasco, o Centro Cultural Brasil-México e o Centro Cultural Espanha, da capital mexicana.

O livro traz também um expressivo conjunto de imagens com reproduções autorizadas de obras de Frida Kahlo, Arturo Estrada e Nahum B. Zenil.

“O abraço de amor de Kahlo, Estrada, Zenil e eu: uma genealogia matricial a partir do corpo performativo”, versão em português desse projeto de coedição entre a Editora UFSM e a Publicaciones Ibero, está em fase de finalização e em breve estará disponível.