Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM-PM duplica capacidade de testes diários de Covid-19



Extrator de RNA vai proporcionar a duplicação da capacidade de testagem

No início deste mês de junho, os laboratórios de Genética Evolutiva e Microbiologia da Universidade Federal de Santa Maria campus Palmeira das Missões receberam um equipamento que vai auxiliar os pesquisadores na realização de diagnósticos de Covid-19 em pacientes com os sintomas da doença. A chegada do extrator de RNA vai proporcionar a duplicação da capacidade de testagem em Palmeira das Missões.

A partir da instalação do equipamento, que teve um investimento de R$ 90 mil, será possível realizar exames nas 43 cidades da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop). O extrator foi adquirido a partir de parceria entre o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e a Amzop.

Além da segurança quanto à contaminação por parte dos pesquisadores que manipulam as amostras, o equipamento vai proporcionar mais agilidade no processo, afirma a responsável pela extração de RNA, professora Ângela Batista. “O extrator garantirá a semi-automatização do processo de extração de RNA, uma das etapas mais demoradas do teste de diagnóstico de infecção para SARS-CoV-2. Até o momento, todo o trabalho era manual e 32 amostras levavam duas horas e trinta minutos para extração, após a separação e alíquota. Agora, reduziremos este tempo pela metade, pois o equipamento pode extrair a mesma quantidade de amostras em menos de uma hora”.

A docente explica que a semi-automação deste processo de purificação do RNA garante, além da possibilidade de mais testes diários, maior eficiência e praticidade para o processo que é muito trabalhoso. “Desta forma teremos tempo otimizado para a entrega das amostras para a próxima etapa, que é o PCR”.

Desde o início dos testes, no final do mês de abril, já foram realizados cerca de 600 exames na UFSM-PM. Desses, 13% deram resultado positivo para o novo coronavírus. Dentre as cidades com resultados positivos, estão Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Trindade do Sul, Três Palmeiras e Gramado dos Loureiros. O Consórcio de Saúde Intermunicipal de Palmeira das Missões (Consin) participa da ação conjunta, viabilizando a compra de insumos para o laboratório.

Os laboratórios da UFSM-PM realizam exames apenas com amostras enviadas pelas secretarias municipais de Saúde. Dessa maneira, pacientes com sintomas da doença devem procurar, primeiro, a rede municipal de saúde de seu município.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-52446

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes