Edição Online do Festival Assimetria de cinema universitário acontece até o dia 25

No último dia 12 de junho teve início a terceira edição do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual. O festival é realizado através de uma parceria entre UFSM e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2020, o Assimetria acontece inteiramente online até o dia 25 de junho, através dos canais do festival no Youtube e no Facebook.

O Assimetria tem como objetivo difundir o curta-metragem universitário, promover a reflexão sobre a produção audiovisual dos estudantes de graduação e pós-graduação e contribuir com a cultura local, nacional e sul-americana, na região Sul do Brasil, e nos países vizinhos Argentina, Paraguai e Uruguai.
A equipe de curadoria do Festival selecionou 43 curtas, nas categorias ficção, documentário e experimental, realizados por estudantes de Instituições de Ensino Superior da região sul do Brasil e também da Argentina.

No canal do festival no Youtube, o público poderá assistir e votar nos melhores curtas através do botão curtir. A divulgação dos premiados pelos júris, oficial e popular, ocorrerá no dia 26 de junho e será publicada no perfil do Assimetria no Facebook. Serão premiados o Melhor Curta-metragem Universitário e a Melhor Direção, nas três categorias: ficção, documentário, experimental.

O júri oficial é composto por: Marcia Paraiso – cineasta, roteirista, jornalista e sócia da Plural Filmes com sede no Rio de Janeiro e em Florianópolis; Mônica Kanitz – jornalista e programadora da cinemateca Paulo Amorin em Porto Alegre; e Patrícia Moran – criadora audiovisual, pesquisa e professora da USP.

O Festival Assimetria é uma promoção conjunta do Laboratório VIS, LABART, Cineclube da Boca e TV OVO, com apoio do Centro de Artes e Letras, Centro de Ciências Sociais e Humanas e Pró-Reitoria de Extensão da UFSM. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail assimetriacine@gmail.com.

Informações: Centro de Artes e Letras
.