UFSM busca voluntários para atuarem como entrevistadores na 5ª fase da pesquisa sobre infecção pelo Coronavírus

A UFSM está recrutando profissionais e estudantes da área da saúde para atuarem como voluntários na pesquisa EpiCovidRS, que está investigando a prevalência do coronavírus no Rio Grande do Sul. A 5ª fase do estudo será nos dias 27 e 28 de junho.

A EpiCovidRS traz dados científicos para subsidiar a elaboração de estratégias para o combate à pandemia no Estado. Os voluntários fazem entrevistas e aplicam testes rápidos para o coronavírus em 500 residências da zona urbana de Santa Maria, sorteadas aleatoriamente. Encomendada pelo Governo do RS a pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e, em Santa Maria, pela UFSM.

Os pré-requisitos para participar da equipe como ENTREVISTADOR são:
• ser profissional ou estudante da área da saúde, com noções sobre biossegurança em
procedimentos de saúde;
• estar fora do grupo de risco, ou seja, ter menos de 60 anos de idade, não ser fumante, é estar livre de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doenças autoimunes,
insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica;
• dispor de carro para as entrevistas e ter carteira de motorista;
• dispor de telefone celular ou tablet com sistema Android para aplicação das entrevistas;
• ter conta bancária no próprio nome;
• ter, preferencialmente, registro no PIS (Programa de Integração Social).

Aqueles que não dispuserem de carro ou celular com sistema Android poderão participar na modalidade APOIO. Estes acompanham os entrevistadores, mas não entram nos domicílios, não fazem entrevistas e testes.

Os pré-requisitos para participar da equipe como APOIO são:
procedimentos de saúde;
insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica;
• ter conta bancária;
• ter, preferencialmente, registro no PIS (Programa de Integração Social).

O QUE O VOLUNTÁRIO RECEBE?
– Todos os voluntários selecionados (entrevistadores e apoio) DEVERÃO participar de treinamento para uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), realização dos testes e aplicação dos questionários. O treinamento será no dia 26 de junho, às 14 horas, no Anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde da UFSM.
– Os entrevistadores recebem os EPIs e receberão ajuda de custo de R$ 50,00/dia para combustível e R$ 10,00 por aplicação de questionário. A estimativa é de 10 entrevistas/dia de coleta de dados.
– Todos (entrevistadores e apoio) recebem seguro para acidentes pessoais.
– Todos receberão certificados de participação emitidos pela UFPel no final da pesquisa.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de junho, através do formulário. Os critérios para seleção são: ter carro e celular Android disponível, o nível mais alto de formação (ou semestre de graduação) e ordem de inscrição. O resultado e convocação para o treinamento serão enviados para o e-mail informado no momento de inscrição.

O estudo conta com o apoio da Unimed Porto Alegre e Instituto Floresta.