Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Geoparque Quarta Colônia assina Carta de Intenções endereçada à Unesco



Pró-reitor de Extensão UFSM, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, e a coordenadora do Projeto Geoparques UFSM, Jaciele Carine Sell

Foi realizada, na tarde desta segunda (22), a assinatura da Carta de Intenções do projeto Geoparque Quarta Colônia, no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA/UFSM). O documento será encaminhado ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, responsável por remeter a carta para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O evento, que seguiu todos os protocolos de saúde para evitar a proliferação da Covid-19, contou com a presença da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, do reitor da UFSM, do presidente do Consórcio para o Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e dos prefeitos dos nove municípios que integram a região.

O reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, destacou que a assinatura da Carta de Intenções mostra o trabalho de inserção e de fortalecimento de laços com a sociedade que a Instituição vem promovendo. Burmann também lembrou os importantes avanços obtidos, em um curto período de tempo, pelos projetos Geoparques, o que sinaliza um trabalho intenso de todos os envolvidos.

O reitor da UFSM finalizou lembrando o apoio dos gestores locais para que a região seja certificada como um Geoparque da Unesco, que vem contribuindo não apenas para o desenvolvimento regional, como também para a construção de novas perspectivas para a Quarta Colônia.

Para o prefeito de Nova Palma (RS) e presidente do Condesus, André Luiz Rossato, o projeto Geoparque é a oportunidade que a região tem de entrar na rota do turismo mundial. Rossato também lembrou do trabalho desenvolvido, pelo Consórcio junto ao Governo Federal, para que o projeto se concretizasse nos municípios da região.

Reitor da UFSM participou do ato de assinatura

A coordenadora institucional do projeto Geoparques na UFSM, Jaciele Carine Sell, ressaltou a importância da Carta de Intenções para que a região receba o Selo de Geoparques da Unesco. Se a carta for aceita pela instituição, a região passa a ser denominada de Geoparque Aspirante Unesco, e não mais projeto Geoparque. Apesar de parecer algo simples, Jaciele lembra que esse processo é uma forma de dar visibilidade ao projeto e ao trabalho desenvolvido pela UFSM, além de trazer os olhares internacionais para o território.

Atualmente, no país, há somente um território certificado pela Unesco. Na UFSM, existem dois projetos sendo conduzidos em parceria com organizações locais — um na região da Quarta Colônia e um na cidade de Caçapava do Sul. Após a assinatura da Carta, desenvolvida por docentes da UFSM e por membros do comitê gestor do projeto Geoparque, uma versão em português e uma em inglês do documento será enviado ao Itamaraty, para seguir os trâmites legais até chegar à Unesco. O território da Quarta Colônia é composto por nove municípios gaúchos: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Sêca, São João do Polêsine e Silveira Martins.

Assista ao vídeo da assinatura da Carta de Intenção no Facebook da PRE.

Texto: Wellington Felipe Hack, do Núcleo de Divulgação Institucional da PRE
Fotos: Natália Huber/Geoparques UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-52631

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes