Projeto de canoagem da UFSM será apresentado em congresso internacional em Portugal

O projeto de canoagem da UFSM foi aprovado no 7º Congresso Internacional em Saúde, que ocorrerá virtualmente entre os dias 7 e 9 de outubro, promovido pela Universidade do Minho, em Braga, Portugal. O trabalho com o título “Canoagem UFSM: Integração da Universidade com a Rede Pública de Ensino” foi submetido pela acadêmica de Educação Física – Licenciatura Amanda Beatriz Eich, integrante do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS) e bolsista do projeto desde 2019.

Semanalmente, no açude da UFSM, atrás do estádio do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), o NIEEMS oferece aulas de canoagem para alunos e professores da rede pública de ensino. As atividades acontecem duas vezes na semana e contribuem para formar cidadãos mais responsáveis com o meio ambiente, além de desenvolver habilidades esportivas e melhorar outras aptidões, como postura corporal, resistência e equilíbrio.

Relacionando ensino, pesquisa e extensão, a proposta em vigor promove a inclusão social, saúde, lazer e preservação do meio ambiente para crianças e adolescentes através do esporte. O projeto é coordenado pelo professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos e desenvolvido pelos alunos do curso de Educação Física da UFSM.