UFSM participa do Mapeamento da Dança do RS, que será lançado no sábado (22)

A UFSM é uma das cinco instituições no estado com graduação em Dança que participa da pesquisa Mapeamento da Dança do RS. O levantamento, em parceria com 18 instituições, pretende traçar o perfil de quem são e onde estão os profissionais da dança no estado. A plataforma online será lançada no próximo sábado (22), às 19h, em evento virtual aberto transmitido pela página do mapeamento no Facebook.

O Mapeamento da Dança do RS é fruto das discussões e proposições do Grupo de Trabalho que reúne 19 entidades representativas do setor da dança no Rio Grande do Sul. O grupo foi constituído em abril de 2020, reunindo instituições nas esferas governamental, universitária, institucional, artística e de articulação política do segmento com a finalidade de realizar um levantamento de dados para análise da cadeia produtiva da dança no Rio Grande do Sul e traçar um perfil do setor no estado. Essa pesquisa é uma demanda da comunidade da dança do estado e foi indicada como necessidade no Plano Setorial de Dança, de 2014, e no Plano Estadual de Cultura, de 2015. Na UFSM, a pesquisa está sendo coordenada pela professora Neila Baldi, do curso de Dança-Licenciatura.

As informações serão coletadas por meio de questionário e, a partir delas, será possível visualizar um panorama artístico, socioeconômico e geográfico da dança no estado. Com o mapeamento, a sociedade gaúcha e o poder público poderão saber não apenas quantas pessoas vivem da dança no estado, mas como são as relações de trabalho, situação de renda destes profissionais, assim como os tipos de dança realizadas no RS e as cidades onde existem trabalhadores da dança, entre outras informações.

“No caso específico de Santa Maria, poderemos não apenas traçar um perfil dos profissionais da dança na cidade, mas também ter parâmetros sobre a situação dos egressos dos cursos da UFSM e, ao mesmo tempo, descobrir quem são os trabalhadores da dança que não têm graduação e podem ser potenciais alunos dos cursos da Universidade”, diz a professora. A UFSM é a única instituição do estado com licenciatura e bacharelado em Dança.

Além disso, em nível estadual, a sistematização destes dados vai permitir a proposição e implantação de políticas públicas, fortalecendo as relações e a comunicação entre os diversos segmentos da dança no RS.

Situação do setor na pandemia

A professora da UFSM explica ainda que o mapeamento não apenas poderá ajudar a traçar um perfil do setor, como também servirá para proposições futuras a respeito de políticas públicas, bem como compreender como os profissionais da dança foram afetados pela pandemia da Covid-19. “É possível fazer um ‘raio-X’ dos impactos da pandemia da Covid-19 para o setor”, diz Neila, que prevê impactos significativos.

Para captar estes dados, o questionário online traz questões sobre renda e horas trabalhadas antes e durante a pandemia, bem como relações de trabalho. A professora explica que tradicionalmente o setor cultural vive na informalidade. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), de 2019, apontava que o setor respondia por 5,4% da população com ocupação profissional no país, e 73,2% eram autônomos. Um levantamento do segmento, dentro do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), apontou informalidade entre 70% dos profissionais da cidade. Tanto que, atualmente, estão sendo realizadas duas campanhas em prol dos artistas da dança, de recebimento de cestas básicas, na Dancidade, e de arrecadação de recursos, no site.

O mapeamento vem sendo construído de forma plural e democrática, buscando a participação de todos os profissionais da dança, para que possa alcançar o maior número de trabalhadoras e trabalhadores do setor e, assim, sucesso na busca de informações precisas e qualificadas. Para isso, a metodologia empregada foi a divisão do estado em 27 macrorregiões – igual à da Famurs. Assim, em cada macrorregião há uma ou mais “antenas” – pessoa que tem contato de profissionais da dança na região – que irá contatar as subantenas em cada município da região. Esta metodologia garante que mais pessoas sejam acessadas e respondam o questionário.

Entidades que compõem o GT de Mapeamento da Dança no RS e mais informações podem ser acessadas no site.