Editora UFSM lança obra coeditada com a Editora da Universidade Iberoamericana da Cidade do México

O livro “O abraço de amor de Kahlo, Estrada, Zenil e eu: Uma genealogia matricial a partir do corpo performativo” já está disponível, em formato impresso e eletrônico. A obra do professor do curso de Dança licenciatura Odailso Berté é uma coedição entre a Editora UFSM e a Editora da Universidade Iberoamericana da Cidade do México.

A partir da metáfora do engravidamento, o autor apresenta as maneiras como Frida Kahlo influenciou os artistas Arturo Estrada (aluno próximo de Kahlo), Nahum B. Zenil e ele próprio. O emprego da expressão “engravidados” por Kahlo identifica correlações existentes nos campos pessoal e político, nos quais as artes estão indispensavelmente associadas.

Ao construir uma genealogia da artista mexicana, Berté reflete sobre o legado deixado por ela em diferentes processos criativos, como a dança performativa estudada pelo autor. Ele também argumenta sobre características rechaçadas pelo patriarcado, como a sensibilidade, a autoexpressão, a homoafetividade e a performatividade, por meio dos estudos e trabalhos artísticos realizados por ele e os demais.

O livro pode ser adquirido pelo site da Editora UFSM ou através de livrarias e distribuidores parceiros. Na Livraria da UFSM pode ser retirado, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Texto: Assessoria de Comunicação da Editora UFSM