Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Plataforma desenvolvida na UFSM digitaliza os processos de certificação sanitária animal no RS



Lançada no mês de setembro, a Plataforma de Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul, ferramenta online inédita desenvolvida por professores e alunos do Colégio Politécnico da UFSM, tem como principal objetivo levar agilidade aos profissionais envolvidos na certificação sanitária animal do estado. A ferramenta busca, ainda, unificar atividades de produção de proteína animal, em especial as cadeias de Avicultura e Suinocultura.

O projeto é resultado de um Contrato de Cooperação Técnico-científica entre FUNDESA (Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS) e FATEC (Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência). Além desses órgãos, estabeleceu-se uma parceria entre entidades públicas e privadas para a implementação da plataforma: Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI), Sindicato das Indústrias de Produtores de Suínos (SIPS) e Laboratórios Veterinários Credenciados.

Certificação sanitária é exigência para trânsito de aves e ovos férteis no país

Coordenado pelo professor Alencar Machado, do Colégio Politécnico da UFSM, o projeto teve início em 1º de junho de 2019 e possui duração de 2 anos – podendo ser renovado após esse período. A intenção é seguir proporcionando a organização sistêmica das atividades e garantir o desenvolvimento e proteção sanitária das atividades de produção.

A função dessa ferramenta online de certificação é “harmonizar e integrar todas as etapas do processo da certificação, do almoxarifado de emergência e da biosseguridade na avicultura e suinocultura, assim como desenvolver a cooperação técnico-científica com a participação de instituições, organizações e setores públicos e privados”, explica professor Luiz Fernando Sangoi, também responsável pelo projeto.

Exigência para trânsito de aves e ovos férteis no país, a certificação sanitária animal também é ponto de partida para a exportação de material genético. Dessa forma, a ferramenta digital possui os seguintes módulos:  Módulo Sistema de Certificação Sanitária de Estabelecimentos Avícolas do RS, Módulo Sistema de Controle e Distribuição de Estoques de Materiais de Emergência e Vigilância e Módulo Sistema de Biosseguridade da Avicultura e Suinocultura do RS.

Os módulos permitirão o acompanhamento de todo o processo em tempo real, garantindo celeridade, rastreabilidade e confiabilidade na certificação. A plataforma ainda contará com a análise de dados vacinais e a ocorrência de doenças, os quais serão notificados pelos médicos veterinários que prestam assistência técnica, permitindo ao Serviço Veterinário Oficial a adoção de medidas de defesa sanitária de forma adequada.

Capacitação dos envolvidos foi adaptada ao modo remoto

A gestão de dados da plataforma será realizada por usuários com níveis distintos de acesso ao sistema que contempla os seguintes portais: Portal Empresa, Portal Responsável Técnico (RT), Portal Serviço Veterinário Estadual (SVE), Portal Laboratórios Credenciados e Portal SVO-RS Gestor (MAPA).

A capacitação dos envolvidos no processo, que no começo do projeto estava prevista para março em um evento na Serra Gaúcha, foi adaptada ao modo remoto em razão da pandemia. “Com treinamentos através de videoconferências e auxílio técnico por uma central de relacionamento, para todos os envolvidos no processo, com o objetivo de garantir o entendimento dos processos e qualidade das informações prestadas”, comenta Sangoi. Foram capacitados médicos veterinários das agroindústrias (responsáveis técnicos), laboratórios credenciados e médicos veterinários do serviço oficial estadual e federal.

Reportagem: Eloíze Moraes, bolsista de jornalismo da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Davi Pereira

Foto-destaque: Kelly Martini

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-54068

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes