Com alcance de mais de cinco mil pessoas, dia de campo online apresentou produção de flores

Público presencial foi reduzido e incluiu autoridades da UFSM e da Emater

Flores, conhecimento científico e agricultura familiar convergiram na quinta-feira (29), durante a realização do inédito “Dia de campo online sobre floricultura: produzindo flores, gerando alternativas”, na propriedade rural da Família Cauzzo, no interior de Santa Maria. O evento foi uma promoção do projeto Flores para Todos, das Equipes PhenoGlad de todo Brasil, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Emater/RS-Ascar, e apresentou espécies de flores de corte pesquisadas pela Equipe PhenoGlad da UFSM em parceria com instituições e famílias do campo de todo o Brasil.

O dia de campo teve três estações técnicas sobre flores de corte: gladíolo, statice e girassol. A primeira flor apresentada foi o gladíolo, flor símbolo do Flores para Todos, projeto que desde 2018 já teve a produção de aproximadamente 80 mil hastes florais em 82 municípios de sete estados brasileiros. A estação foi apresentada pela coordenadora da Equipe PhenoGlad na UFSM, professora Lilian Osmari Ulhmann, pelo aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFSM e integrante da Equipe PhenoGlad Elton Ferreira Lima, pela assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar Monique Chaves e pelo produtor Milton Cauzzo.

A segunda estação abordou a statice, flor que possui diversas pesquisas em andamento pelas Equipes PhenoGlad do Brasil, e que passou a fazer parte do projeto Flores para Todos neste semestre. A estação foi apresentada pelas integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM Paola Buffon (aluna de mestrado do PPGEA/UFSM) e Regina Tomiozzo (aluna de doutorado do PPG Agronomia/UFSM), pela extensionista chefe do Escritório Municipal da Emater de Dilermando de Aguiar Luana Fernandes Tironi e pelo produtor Milton Cauzzo, que fez uma demonstração da colheita de statice no final da apresentação.

A terceira estação apresentada foi a de girassóis de corte. A apresentação nessa estação foi um pouco diferente. Foi iniciada pelas integrantes da Equipe PhenoGlad de Santa Maria Gabrielle Castilhos (aluna de graduação em Agronomia da UFSM) e Luiza Wruck (aluna do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da UFSM), e na sequencia foi conduzida via telefone, diretamente de Holambra (SP), pelo consultor internacional e representante da empresa familiar de genética italiana Mansuino Breeding Emotions no Brasil, o engenheiro agrônomo colombiano Cesar Mauricio Torres. No final, o produtor Milton Cauzzo deu seu depoimento, ressaltando que o girassol teve grande aceitação na feira realizada na Avenida Roraima durante as últimas semanas.

Gladíolo foi uma das flores apresentadas no evento técnico

Devido à pandemia de Covid-19, o dia de campo sobre floricultura teve público presencial restrito a poucas pessoas, incluindo o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, o pró-reitor substituto de Extensão, Rudiney Soares Pereira, o diretor do Centro de Ciências Rurais da UFSM, Sandro Luis Petter Medeiros, e o gerente regional da Emater RS-Ascar de Santa Maria, Guilherme Godoy dos Santos.

O evento foi transmitido pelo Facebook da Equipe PhenoGlad. Quem assistia pelos computadores e dispositivos móveis, teve a chance de fazer perguntas ao vivo pelo chat, que eram repassadas pela organização aos apresentadores. Confira a transmissão da abertura do evento.

“Foi um desafio realizar pela primeira vez um dia de campo totalmente online, pois havia o risco de falhas técnicas. Mas graças ao empenho e trabalho focado da Equipe PhenoGlad da UFSM, no final deu tudo certo e a experiência foi um sucesso, pois tivemos um alcance de mais de cinco mil pessoas ao redor do mundo”, explica o professor do Departamento de Fitotecnia da UFSM e coordenador da Equipe PhenoGlad, Nereu Streck.

O dia de campo só foi possível graças ao esforço de dezenas de pessoas durante seis meses, entre integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM, extensionistas da Emater-RS/Ascar e empregados e família Cauzzo. “É preciso registrar aqui o meu agradecimento, em nome da Equipe PhenoGlad, a todos que ajudaram nessa iniciativa. E também àqueles que nos acompanham e nos incentivam pelas redes sociais. Estamos levando os resultados da pesquisa acadêmica cada vez mais longe”, conclui o professor Nereu Streck.

O dia de campo teve o apoio das seguintes instituições e empresas: Mansuino Breeding Emotions – Itália; Farao by Renato Faraone Mennella – Itália; Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO); Associação Riograndense de Floricultura (Aflori); Instituto Brasileiro de Floricultura (IbraFlor); Fluída Assessoria de Comunicação; Pró-Reitoria de Extensão da UFSM; Centro de Ciências Rurais da UFSM; Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFSM.