Pesquisadoras da UFSM participam de pesquisa sobre a comunicação da crise da Covid-19

À convite da Profª. Drª. Andreia Athaydes (FACCAT) representante da European Public Relations Education and Research  (EUPRERA) no Brasil, as professoras do Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM)  Drª. Lana D’Ávila Campanella e a Drª. Karen Cristina Kraemer Abreu, que atuam no campus Frederico Westphalen da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), participam das atividades do grupo gestor da pesquisa internacional promovida pela EUPRERA, que busca identificar como os brasileiros percebem as informações midiatizadas sobre a pandemia do Covid-19 no país.

A pesquisa promovida pela EUPRERA está sendo realizada simultaneamente em diversos países, entre eles: China, Turquia, Portugal, Espanha e Eslovênia, além do Brasil. Utilizando-se dos mesmos critérios e questões objetivas, a investigação  visa que os resultados nacionais possam ser comparados posteriormente a fim de identificar como se deu a crise de comunicação governamental da pandemia do coronavírus,  além de compreender as diferentes visões populacionais nos países pesquisados com o intuito de propor futuras melhorias na eficácia das práticas da comunicação.

A primeira fase da investigação coletou as informações dos dados disponíveis nas Redes Sociais oficiais do governo brasileiro, do Ministério  e dos Ministros da Saúde e do Presidente da República. A segunda busca a compreensão dos modos como a população brasileira, em suas mais diversas características regionais (etnia, renda, localidade, e gênero e sexualidade), percebe as ações governamentais no combate à Covid-19. O questionário online é anônimo e pode ser respondido por brasileiros maiores de 18 anos.

Além da FACCAT  e da UFSM, outras Instituições de Ensino Superior brasileiras participam desta investigação, como a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, de São Paulo (FECAP). A execução das atividades de pesquisa conta com a participação de sete estudantes da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Há também parceria com a Universidade de Girona, na Espanha, para a aproximação e adequação linguística das perguntas do questionário online, garantindo que perguntas próximas ou idênticas estejam conduzindo na investigação.