Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de mestrado da UFSM irá estimar o potencial de produção de milho em Santa Catarina



A cultura do milho é de grande importância para Santa Catarina, em especial para a Região Oeste do Estado, já que esse grão é muito utilizado na alimentação humana e, principalmente, animal. Porém, em Santa Catarina a demanda desse grão é muito maior do que a sua produção. O Projeto Global Yield Gap Atlas (GYGA) é um esforço mundial que busca a segurança alimentar e autossuficiência dos países na produção de alimentos. 

Assim, nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2020 foi realizada uma missão na EPAGRI, em Chapecó (SC), por integrantes da Equipe FieldCrops da USFM. Participaram dessa viagem o Prof. Alencar Junior Zanon, as alunas Isabela Bulegon Pilecco e Daniella Salvadé, do PPG em Agronomia, a aluna Bruna San Martin Rolim, do PPG em Engenharia Agrícola e a aluna Victória Brittes, do curso de Agronomia.

A EPAGRI e a Equipe FieldCrops estão realizando pesquisa em 42 municípios do estado, diretamente na lavoura de produtores, para identificar o quanto esse Estado pode aumentar na produção considerando a atual área cultivada, apenas melhorando o manejo. Durante a missão foram realizadas visitas às lavouras acompanhadas no projeto. Também foram realizadas avaliações nos experimentos conduzidos em condição potencial, que servirão para validação do modelo Hybrid Maize, utilizado para estimar o potencial de produtividade. 

A pesquisa faz parte do projeto de mestrado da aluna Isabela Pilecco, sob orientação do professor AlencarZanon e coorientação dos professores Nereu Augusto Streck e Leandro do Prado Ribeiro, pesquisador da EPAGRI/CEPAF. Os resultados desse projeto terão aplicabilidade prática, retornando para os extensionistas e produtores de Santa Catarina, maximizando a sustentabilidade, a lucratividade e possibilitando a continuidade da agropecuária catarinense.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-54632

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes