Consulta à comunidade na UFSM Palmeira das Missões acontece até terça-feira (1º)

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, tem dois dias para votar em qual chapa prefere para Direção da UFSM-PM nos próximos quatro anos (Gestão 2020-2024). Desde às 8h30min da segunda-feira (30) até às 17h da terça-feira (01), docentes, técnico-administrativos em educação e discentes poderão escolher entre as duas chapas candidatas aos cargos de Diretor e Vice-Diretor.

O processo, que iniciou no dia 14 de outubro com a divulgação do edital pela Comissão de Consulta, teve seu período eleitoral de 29 de outubro a 27 de novembro, tempo em que as chapas tiveram para divulgar à comunidade seus Planos de Gestão e suas propostas.

Na última quinta-feira (26), foi realizado um debate virtual entre as chapas candidatas. O debate, que teve duração de uma hora e meia e foi mediado pela Relações Públicas Isabel Malheiros, foi dividido em quatro blocos para apresentação, perguntas e considerações finais de cada chapa. O primeiro bloco iniciou com a apresentação da Chapa 2, que consiste em Luiz Anildo Anacleto da Silva, candidato a Diretor, e Daniel Ângelo Sganzerla Graichen, candidato a Vice-diretor, conforme definido por ordem de sorteio. Após, foi o momento da Chapa 1 se apresentar, com Nilson Luiz Costa como candidato a Diretor e Luciane Dittgen Miritz como candidata a Vice-diretora.

No segundo bloco, os representantes responderam perguntas enviadas pelos três segmentos votantes da comunidade acadêmica (docentes, técnico-administrativos em educação e discentes). As perguntas foram escolhidas por meio de sorteio e os candidatos tiveram 2 minutos para responder. Entre os assuntos debatidos, os representantes responderam perguntas sobre a formação das chapas; as possíveis soluções para os cães abandonados no campus; a aproximação da universidade com o setor privado; a implementação da agenda A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública); a possibilidade de oferta de doutorado; e a visão dos candidatos em relação aos acadêmicos indígenas.

Durante o terceiro bloco, as chapas fizeram perguntas entre si conforme definido por temas sorteados, que foram: “oportunidade de estágios” e “avaliação dos cursos”. Por fim, durante o bloco final, cada chapa teve cinco minutos para fazer as considerações finais.

Para quem não conseguiu acompanhar o debate ao vivo , a gravação está disponível nesteYoutube da UFSM-PM . Os Planos de Gestão de cada chapa e os endereços eletrônicos para votação podem ser consultados aqui (www.palmeira.ufsm.br).

Texto: Isabela Vanzin da Rocha – estagiária de Jornalismo

Revisão: Isabel Malheiros – Assessoria de Comunicação UFSM-PM