Projeto desenvolvido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC) resulta em produção de vídeo “Caminhos Trilhados”

Desde 2017, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC) da UFSM-PM, atua no Projeto de Pesquisa intitulado:  “Determinantes sociais de saúde em pessoas com deficiência, famílias e rede de apoio no cenário rural: múltiplas vulnerabilidades”, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Rio Grande, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e apoio da 15ª e 19ª Coordenadorias Regionais de Saúde. Tem como objetivo conhecer e dar visibilidade às pessoas com deficiências que vivem no rural. O projeto foi aprovado e conta com financiamento pela Chamada FAPERGS/MS/CNPq/SES-RS N.03/2017. Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em Saúde – PPSUS -2017.

Conforme a docente Marta Cocco da Costa, coordenadora do projeto, no decorrer dessa trajetória, foram realizados inúmeros encontros com todos os envolvidos para dialogar sobre as demandas. Foram desenvolvidas diversas oficinas sobre os temas relacionados ao projeto e o planejamento da etapa de coleta de dados juntos aos municípios. Em 2018, foi realizado ainda o “I Seminário da Pessoa com deficiência e a Ruralidade no Contexto do SUS”, que aconteceu nas dependências da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões. “Durante esse período muitos desafios foram enfrentados, mas muitas potencialidades descobertas em cada município. As equipes de saúde e famílias nos acolheram de forma muito carinhosa e nos possibilitaram a escuta de muitas histórias e realidades. Além disso, esse projeto permitiu o fortalecimento de um coletivo de pesquisadores, alunos e representantes de setores da sociedade que de forma comprometida, responsável e dialógica protagonizaram essa linda caminhada expressa na produção desse vídeo. Gratidão a todos e todas envolvidos”, finalizou a professora.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM