Departamento de Tecnologia da Informação da UFSM-FW faz parceria com a Amazon para formação em tecnologias na Nuvem

O Departamento de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Santa Maria campus de Frederico Westphalen, através do Prof. Dr. Roberto Franciscatto, firmou um termo de cooperação com a Amazon, empresa de tecnologia multinacional. A parceria visa dispor, de forma gratuita, capacitação profissional nas ferramentas em nuvem pertencentes a Amazon Web Services (AWS) para professores.

“A tecnologia em nuvem hoje é algo que utilizamos sem perceber, uma vez que esta tecnologia propicia acesso remoto a programas, arquivos e serviços para os mais variados fins, por meio da internet, diferentemente de uma estrutura local de servidores, completa. Google Drive, Dropbox, OneDrive, entre outros, são exemplos de ferramentas que utilizam-se do potencial em nuvem para prover diferentes serviços ao usuário”, afirma o professor Roberto.

A parceria permitirá que professores certificados repliquem este conhecimento aos alunos do curso de Sistemas de Informação e outros, através de Workshops, Minicursos e disciplinas. A capacitação sobre tecnologias na Nuvem será realizada através do portal de capacitações AWS Academy (https://aws.amazon.com/pt/training/awsacademy/).

Segundo Franciscatto, ter profissionais certificados nesta área que possam levar o nome do curso e da instituição a qualquer local do Brasil é um dos objetivos desta parceria. Esta parceria é a primeira de várias que estão sendo pensadas via departamento no intuito de aproximar mercado de trabalho, alunos e empresas de tecnologia. Os estudantes interessados em obter essa certificação terão um voucher de desconto, que em breve será divulgado.

“A ideia é que tenhamos em um futuro próximo diversas parcerias firmadas, como diferencial a qualificação de nosso corpo docente, disponibilizando aos nossos alunos ferramentas de ponta quanto as tecnologias mais usuais e que estes possam se diferenciar no mercado de trabalho”, conclui o Prof. Roberto Franciscatto.

Para mais informações, os interessados devem contatar o Prof. Roberto Franciscatto pelo e-mail roberto.franciscatto@ufsm.br

Texto: Assessoria de Comunicação da UFSM-FW