Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Educação de Qualidade é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável prioritário para a UFSM



A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM divulgou na semana passada o resultado do Fórum Regional Permanente de Extensão 2020. Contando com a participação de mais de cinco mil votos, os quatro campi da Instituição (Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Santa Maria) elegeram o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 04 – Educação de Qualidade como eixo prioritário para as ações da UFSM na sociedade. Esse foi o primeiro ano que a Universidade utilizou a Agenda 2030 – protocolo assinado por 193 países para a promoção do desenvolvimento sustentável no mundo – como forma de ouvir as demandas da população das quatro cidades que abrigam os campi da Instituição, uma iniciativa inédita se tratando da temática no Brasil.

No total, o ODS 04, que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa em qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos, recebeu 628 votos (sendo o Objetivo mais votado em todos os campi). Em segundo lugar ficou o ODS 03 – Saúde e Bem-Estar, recebendo 445 votos; seguido pelo ODS 02 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, com 397 votos; e pelos ODS 01 – Erradicação da Pobreza e ODS 06 – Água Limpa e Saneamento, ambos com 370 votos recebidos.

Além da Plataforma ODS – utilizada para registrar os votos diretamente nos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável -, outros dados também foram recolhidos nas reuniões virtuais do Fórum Regional Permanente de Extensão 2020, realizadas semestralmente nos campi da UFSM. Após serem computados, os resultados serão utilizados como critérios para a destinação de recursos do Fundo de Incentivo à Extensão (Fiex), utilizado para o custeio das ações e para o pagamento de bolsas estudantis aos extensionistas. Além disso, esses dados apontados pela comunidade regional permitem à UFSM elaborar ações de Extensão alinhadas aos anseios da população, buscando atender de forma efetiva as demandas da comunidade na qual ela está inserida.

Para acessar os resultados completos, basta entrar neste link.

Mais de 3.800 votos no campus de Santa Maria 

O campus sede da UFSM contou com o maior número de participação: 3.841 votos registrados na Plataforma do Fórum. Assim como nos demais campi, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável mais votado foi o ODS 04 – Educação de Qualidade. Em segundo lugar, a comunidade apontou como prioridade o ODS 03 – Saúde e Bem-Estar, seguido pelo ODS 02 – Fome Zero e Agricultura Sustentável e pelo ODS 01 – Erradicação da Pobreza. 

Cachoeira do Sul elege prioridades para Cidades Sustentáveis 

No campus mais novo da UFSM, em Cachoeira do Sul, o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável mais votado foi o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, seguido dos ODS 03 – Saúde e Bem-Estar e ODS 10 – Redução das desigualdades. No total, a cidade registrou 293 participações.

Fome Zero é a segunda prioridade em Frederico Westphalen

Em Frederico Westphalen foram registrados 299 votos, sendo que a maioria elegeu como prioridade o ODS 04 – Educação de Qualidade. Em segundo lugar, aparece o ODS 02 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, seguido pelos ODS 03 – Saúde e Bem-Estar e ODS 13 – Ação contra a mudança global do Clima.

Promoção da Saúde e do Bem-Estar são as preocupações de Palmeira das Missões

A segunda maior votação registrada na plataforma foi no campus de Palmeira das Missões, que contou com 782 participações. Na cidade, o segundo objetivo mais votado foi o ODS 03 – Saúde e Bem-Estar, seguido pelos ODS 02 – Fome Zero e Agricultura Sustentável e ODS 06 – Água Potável e Saneamento.

Fonte: Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-54822

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes