Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Auditoria Interna da UFSM completa 10 anos

O objetivo da Audin é contribuir na otimização dos recursos da UFSM, na transparência e no aprimoramento do controle interno



Criada em 2 de maio de 2011, através da Resolução nº 008/UFSM, a Auditoria Interna (Audin) da UFSM completa 10 anos em 2021. Recentemente, sua estrutura e Regimento Interno foram atualizados através das Resoluções 039 e 040/2021, em conformidade com a legislação vigente.

A auditoria interna consiste em uma atividade independente e objetiva, com a finalidade de adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Busca, assim, auxiliar a organização a realizar seus objetivos, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada.

Neste sentido, a Audin é um órgão de controle interno diretamente subordinado ao Conselho Universitário (CONSU), cuja missão consiste em agregar valor aos processos de gerenciamento de riscos, controles internos, integridade e governança da UFSM, por meio dos serviços de avaliação e consultoria baseados em risco.

De acordo com o professor Prof. Ivan Henrique Vey, Auditor-Chefe da UFSM, ao longo desses anos, o trabalho da Audin progrediu de forma muito positiva. “O conceito de auditoria evoluiu muito nos últimos anos, assim como os movimentos regulatórios que tiveram por objetivo atualizar e adequar a atividade de auditoria, devido às constantes mudanças no ambiente de riscos onde as instituições estão inseridas. Além dos trabalhos previstos no Plano de Auditoria Interna (PAINT), a Audin tem procurado realizar um trabalho preventivo e de aproximação com a comunidade acadêmica e seus gestores, através de reuniões, palestras, cursos e visitas. Procuramos conscientizar os gestores sobre a importância do estudo e aplicação dos conceitos de governança, gestão de riscos e controle. Através de nossos trabalhos de avaliação e consultoria esperamos contribuir na otimização dos recursos da UFSM, na transparência e no aprimoramento de seus controles internos”, destaca o Auditor-Chefe.

Sede atual da Audin, no térreo do prédio da Reitoria

Nesses últimos anos, a Audin mudou-se do prédio 67 para a Reitoria, facilitando a interlocução com as unidades da Administração Central da UFSM, conquistou 2 novas vagas de servidores, melhorou metodologias de trabalho e investiu constantemente em ações de capacitação e treinamento para a equipe, visando a qualificação das suas atividades para auxiliar cada vez mais a instituição no alcance de seus objetivos estratégicos.

Atualmente, a estrutura da Auditoria Interna da UFSM é composta de um Auditor-Chefe e uma equipe técnica. Nestes 10 anos de atividades, passaram pela chefia da Audin os servidores: Athos Renner Diniz, Joeder Campos Soares e Luiz Antonio Rossi de Freitas, respectivamente. Hoje, a Audin é chefiada pelo Prof. Ivan Henrique Vey e sua equipe técnica é formada pelos seguintes servidores(as): Camila da Silva Xavier, Gislaine Borges, Graziela dos Santos Salvi, Litieli Tadiello Bedinoto Farias e Paulo César Barbosa Alves.

Com informações da Audin UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-55657

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes