Equipe PhenoGlad da UFSM faz visita técnica a cultivo inédito de flor em Ivoti
Tecnologia para produção de statice nesta época do ano foi desenvolvida no CCR
Publicado em
Na última quinta-feira (6), estudantes de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências Rurais (CCR) que integram a Equipe PhenoGlad da UFSM estiveram em Ivoti, a Cidade das Flores, na Serra Gaúcha. O motivo da viagem foi uma visita técnica ao maior produtor de statice nesta época do ano no Rio Grande do Sul, Laerte Corrêa da Silva, que também é vice-presidente da Associação Riograndense de Floricultura (Aflori).
O produtor de Ivoti está usando a tecnologia desenvolvida pela Equipe PhenoGlad para produção nesta época do ano e que ele ajudou a testar em 2020 (confira no vídeo). Agora, a sua produção é em escala comercial.
A produção de statice só pode ser feita na primavera, e para quebrar esse paradigma, a Equipe PhenoGlad desenvolveu em 2020 uma técnica simples e barata para que a produção da flor ocorra também no outono, visando a comercialização no Dia das Mães, quando a procura por flores é muito grande, explica o professor Nereu Augusto Streck, coordenador da Equipe PhenoGlad na UFSM.
A técnica agora está sendo testada em cinco municípios do RS (Ivoti, Cachoeira do Sul, Júlio de Castilhos, Dilermando de Aguiar e Santa Maria) e em dois municípios de Santa Catarina (Curitibanos e Rio do Sul), com o acompanhamento das Equipes PhenoGlad nos dois estados brasileiros – e no RS, também da Emater/RS-Ascar.
Ivoti deu o primeiro passo e a produção iniciou mais cedo que se imaginava: para o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. “As flores estão sendo colhidas até agora”, comemora Nereu. Este grande momento para a floricultura gaúcha é resultado do projeto Flores para Todos, que já chegou em 109 famílias rurais e 16 escolas do campo em 96 municípios de oito estados. O objetivo é disponibilizar novas tecnologias de produção de flores no Brasil, como esta de produção inédita de statice na entressafra, que permite ao produtor agregar valor à produção.
Estiveram na visita a Ivoti a estudante de doutorado do PPG Agronomia Regina Tomiozzo, o estudante de mestrado em Engenharia Agrícola Lorenzo Meus, e as estudantes da graduação do curso superior em Agronegócio, Alissa Frigotto, e de Agronomia, Valéria dos Santos da Rosa, todos integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM. A visita foi acompanhada pela imprensa local.
“O engajamento de estudantes de graduação, mestrado e doutorado em um projeto de envergadura nacional como o Flores para Todos é um diferencial na formação de recursos humanos de alta qualidade, por isso esta visita técnica foi ainda mais relevante para estes acadêmicos”, afirma Nereu.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.