Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mês da Família: egressos que deram origem a um filho da UFSM

Fruto da união de acadêmicos, Victor Dutra fez jus ao seu título de filho da Universidade e ingressou no curso de Direito



Foto colorida de um rapaz com toga de formatura com uma mulher à esquerda e um homem à direita
Ao lado dos pais, Victor concluiu a graduação no curso de Direito em 2020

Homenageando todos os núcleos familiares envolvidos e impactados pelo trabalho feito dentro da instituição, a Universidade Federal de Santa Maria retorna com a campanha do Mês da Família, que conta a história de quatro egressos que tiveram suas jornadas mudadas após o ingresso no ensino superior. 

Foto colorida de uma mulher com um bebê no colo e um homem a abraçandoA terceira história da série não possui somente um dono, mas todo um núcleo familiar. No início dos anos 90, Cristian – egresso de Medicina – e Vanderlene – acadêmica de Fonoaudiologia e, posteriormente, de Letras – Francês – se conheceram no campus de Santa Maria, ainda sem imaginar os desdobramentos desse encontro. Com o passar do tempo, foram se aproximando, tornaram-se namorados, e mais tarde, casaram-se em 1993. Enfim, tiveram um “filho da UFSM”, como ele se auto-intitula: Victor Dutra Barbosa, que, nascido em 1997 no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), encontrou o lugar que pertencia muito cedo. 

Sinto muito orgulho em dizer que sou filho da Universidade: foi aqui que meus pais se conheceram”, relatou o filho de Cristian e Vanderlene.

A infância do filho dos universitários sempre foi recheada de encorajamentos da parte dos pais para buscar a educação. Em 2016, Victor alongou seu título de filho do campus para estudante da Federal de Santa Maria. Egresso de Direito, o também membro da banda Seniors tentou fazer com que não apenas a Universidade tivesse influência em sua história, mas vice-versa. Assim, fez parte do Movimento Estudantil, das Ocupações em defesa do ensino e da aula inaugural do curso de Direito nas novas salas do Departamento no campus sede. Além disso, a primeira experiência profissional foi dentro do lugar onde nasceu: foi estagiário do HUSM.

Foto colorida de quatro jovens segurando uma faixa escrito direito contra PEC 55
O estudante e colegas durante ato estudantil em 2016

“ (…) o lugar onde nasci, o lugar onde fui, sou e serei feliz”, disse Victor durante seu depoimento para o aniversário de 60 anos da Universidade.

Apesar da separação de seus pais, Dutra ainda enxerga muitas conexões entre a UFSM e sua família, que deu os mesmos passos que ele anos antes. Hoje, o pai do advogado atua como médico no Hospital Universitário de Santa Maria, onde seu primogênito nasceu. 

Agora, a família de Victor tem uma nova configuração, com a chegada de sua madrasta – graduada em História pela UFSM – suas irmãs e seu meio-irmão, que é o caçula da família. Apesar das mudanças no núcleo familiar, os caminhos de Victor sempre levam ao lugar onde ele nasceu e se encontrou muito cedo: a Universidade Federal de Santa Maria.

“Em 23 anos a família mudou muito, mas ainda assim seguimos ligados à Universidade e vivendo em torno das pessoas que ela trouxe à nossa vida, com um futuro brilhante pela frente”, concluiu Dutra.

Reportagem: Giulia Cavalheiro, acadêmica de jornalismo e bolsista da Unidade de Comunicação Integrada
Fotos: Arquivo pessoal 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-55827

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes