Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora da UFSM participa de antologia sobre quadrinhos brasileiros contemporâneos lançada na França

Publicações recentes demonstram que a pesquisa em quadrinhos vem crescendo na UFSM



A professora Maria Clara Carneiro, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, participa de uma antologia sobre quadrinhos brasileiros contemporâneos lançada há poucos dias na França, intitulada “Quadrinhos, la nouvelle bande dessinée brésilienne”. O livro surgiu de uma exposição em uma residência artística, organizado pelo grupo da Marsam, que aconteceu na cidade de Angoulême, local do maior festival francês de quadrinhos.
 
Maria Clara participa do livro com um texto no qual busca explicar a genealogia dos quadrinhos brasileiros, traçando um panorama a partir dos autores que estão presentes no livro. “O convite foi mediado por alguns dos autores que participaram da coletânea, que reconhecem meu trabalho de pesquisa e divulgação de quadrinhos. O pedido foi para tentar traçar uma genealogia dos autores participando da antologia, explicar aos franceses a história de nossas histórias em quadrinhos, desde a primeira publicação conhecida em 1869, de Angelo Agostini, às gerações pós-internet”, afirma.
 
Há pelo menos dez anos a professora da UFSM colabora com editoras, organismos e grupos de pesquisa franceses ou francófonos, além de participar de muitos festivais e outros eventos da cena editorial brasileira de quadrinhos, tendo trabalhado como editora e tradutora dessa área. O próprio site da Marsam já havia publicado um texto de Maria Clara, redigido em 2015 para o Bureau International de l’Édition Française por ocasião de feira do livro de Paris que reuniu autores brasileiros. O convite também se deve por sua atuação contínua como pesquisadora e crítica de histórias em quadrinhos, sobretudo pela manutenção do site Balburdia e pela organização do Prêmio Grampo, dois elementos ativos de construção do pensamento crítico em torno das histórias em quadrinhos no Brasil. 
 
Como pesquisadora, ela participou de duas outras coletâneas recentes de pesquisadores de quadrinhos francófonos: em 2019, da antologia francesa organizada pelo Groupe de Recherche sur le Neuvième Art da Sorbonne, e em 2020, de uma edição especial da Academia Real de Artes da Bélgica sobre o post-comics, o pós-quadrinho. 
 
“A publicação desse livro, além dessas outras publicações recentes, demonstram esse trabalho de pesquisa que vem crescendo na UFSM: como líder do grupo de pesquisa “Oficinas de escrita, histórias em quadrinhos e tradução: teoria da literatura e práticas literárias”, venho coordenando projetos que visam aprofundar a pesquisa crítica das histórias em quadrinhos, e esse livro é um dos frutos de nossa reflexão”, avalia Maria Clara. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-55847

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes