Projeto Editoração em Debate será retomado na próxima semana

José Castilho Marques Neto será o convidado da live da próxima quarta (16)

A primeira live do Editoração em Debate deste ano ocorrerá na próxima quarta-feira (16), às 17h, na página da Editora UFSM no Facebook. O tema “Editora Universitária como Política Pública” será abordado pelo doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) José Castilho Marques Neto, pesquisador, conferencista, editor e publisher, gestor público e consultor no Brasil e no exterior. É autor de livros, capítulos de livros e colunista da imprensa especializada em cultura e educação.

Entre as colaborações de Castilho no meio editorial estão a participação como consultor ad hoc de organismos nacionais e internacionais da área acadêmica, educativa e cultural e de fomento ao livro, à leitura e às bibliotecas: Centro Regional para o Fomento ao Livro na América Latina e Caribe, Portugal e Espanha (CERLALC/Unesco).

Também foi secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), vinculado aos ministérios da Cultura e da Educação de agosto/2006 a março/2011 e de junho/2013 a maio/2016. Sua atuação frente às políticas públicas para formação de leitores mereceu reconhecimento público, e a Lei 13.696/2018, que instituiu a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), foi apelidada como “Lei Castilho”.

A live terá também a participação do diretor da Editora UFSM, Daniel Coronel, e como mediadora, a professora do curso de Produção Editorial, Marilia de Araújo Barcellos.

A iniciativa é da Editora UFSM, Curso de Produção Editorial e Observatório Socioeconômico da Covid-19.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Editora UFSM