Nota de falecimento: professor Santo Masiero

A Universidade Federal de Santa Maria informa, com pesar, o falecimento do professor Santo Masiero, fundador do Jardim Botânico da UFSM. O velório será na capela mortuária 2 da avenida Liberdade, ao lado do cemitério municipal. O enterro será às 15h.

Sobre a trajetória de Santo Masiero:

Professor Santo Masiero era professor de botânica agrícola do Departamento de Biologia e engenheiro agrônomo. Desde 1960 tinha um sonho de criar um jardim botânico na UFSM. Para embasar seu projeto, viajou para conhecer outros jardins botânicos. Em uma dessas viagens, por exemplo, visitou o Jardim Botânico de São Petersburgo. Entre 1960 e 1979 articulou esforços e fez planejamentos junto à administração central da universidade para viabilizar a disponibilização de uma área para a localização do jardim botânico. Juntamente com seu colega departamento, professor Adelino Alvarez Filho, buscou doações de mudas do viveiro da Engenharia Florestal, de floriculturas, do viveiro da estação experimental da Boca do Monte (Fepagro) e do Jardim Botânico da FZBRS. Em 1979 foi destinada a área, tendo ocorrido a fundação em 1981. O prof. Masiero, mesmo depois de aposentado, continuou indo visitar o jardim botânico. Ele contava que seu sonho era plantar muitos abacateiros, goiabeiras e outras frutíferas em todo o Campus para que nenhum estudante passasse fome. Tinha frases marcantes como: “Plantar sempre, sem se preocupar em colher, pois um dia os pósteros agradecerão.”