Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM e RNP anunciam inauguração da Rede Comunitária de Educação e Pesquisa de Santa Maria

A Rede MetroSM contará com cinco pontos de acesso na cidade, com velocidade de 1 Gbit/s



A UFSM, em conjunto com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), fará a inauguração do Programa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (RedeComep) na cidade de Santa Maria. A Rede MetroSM contará com cinco pontos de acesso na cidade,  totalizando 50 km de cabos de fibra óptica com velocidade de 1 Gbit/s. 

A Rede MetroSM prevê a implantação de redes de alta velocidade na região, conectando o Campus da UFSM, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), o Tecnoparque, o Museu Gama D’eça e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar). 

A principal vantagem da conexão colaborativa entre as Instituições é de que o servidor de uma apoia a outra, de forma a manter a internet sempre estável, com alta velocidade e com um custo mais baixo. O lançamento do programa está previsto para o dia 1º de julho, às 15h, através de uma  transmissão online

Para o Reitor da UFSM, Prof. Paulo Burmann, “A inauguração da Redecomep Santa Maria representa um grande avanço para todas as instituições de ensino superior da cidade. Um esforço conjunto, de longa data, liderado pela UFSM e sua equipe de servidores, que traz para Santa Maria e região maior velocidade de internet, a um custo mais baixo e com mais qualidade para todos os usuários.”

Burmann também destaca como as escolas e a região poderão beneficiar-se deste programa: “Estamos atuando, junto a lideranças da cidade e região para que, num futuro próximo, todas as escolas da região estejam também conectadas e possam usufruir desse serviço. Nosso papel enquanto universidade é dar esse suporte e atender a cidade e a região da melhor maneira possível. Esse projeto, junto com outras iniciativas, demonstra de forma incontestável a inserção e o compromisso da UFSM na solução de demandas gerais da comunidade.”

Entenda mais sobre o funcionamento da Redecomep

O Programa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em cooperação com o Ministério da Educação (MEC), coordenada pela RNP. 

Cada Redecomep é constituída por um ecossistema que une um conjunto de instituições de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica, que de forma colaborativa  operam e mantêm uma ciber infraestrutura de alto desempenho. A base dessa infraestrutura é composta por uma malha de cabos ópticos, cujos permitem a realização de experimentos e pesquisas, além de suportar o funcionamento de serviços avançados de TICs. 

Atualmente, estão implantadas 43 redes ópticas, que perpassam mais de 540 instituições. Grande parte delas em operação integral, incluindo 27 redes nas capitais e no Distrito Federal, além de 16 em municípios do interior. A malha óptica subjacente possui uma extensão total de 3,5 mil km, e opera em velocidades entre 1 e 100 Gbit/s.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da RNP

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-56147

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes