UFSM recebe visita de comitiva nigeriana nesta quinta-feira

A visita teve como objetivo estreitar a relação entre os dois países e propor acordos de cooperação

Na tarde desta quinta-feira (15), a UFSM recebeu a visita de uma comitiva nigeriana no Gabinete do Reitor. Durante a oportunidade, houve uma apresentação da Universidade, a fim de estreitar as relações entre os países na área da agricultura, com enfoque na produção de arroz.

Na ocasião, o Embaixador da Nigéria no Brasil, Muhammad Makarfi Ahmad, afirmou que a Nigéria é um dos países do mundo que mais importa alimentos, e por isso, gostaria de aprender com a experiência das universidades brasileiras nesta área e transmitir esse conhecimento para a população e universidades nigerianas. Principalmente para aproveitar melhor suas terras, tendo em vista que em um mesmo espaço de terra a produção nigeriana de arroz é muito menor que a brasileira.

Muhammad Makarfi Ahmad também ressaltou a vontade de firmar uma colaboração com a Universidade, “Existem áreas que a UFSM se destaca e que podemos nos fortalecer. Na Nigéria temos universidades que querem alcançar o mesmo êxito da UFSM. Podemos pensar em treinamentos e parcerias conjuntas”, afirmou o embaixador.

Já o reitor da UFSM, professor Paulo Burmann, declarou que a UFSM tem expertise em várias áreas. “Na agricultura somos, de fato, referência nacional e internacional, e temos interesse em estreitar parcerias e realizar trocas nesta área de conhecimento da ciência”, completou Burmann, reiterando o interesse da Universidade em estabelecer acordo de cooperação com as universidades Nigerianas.

Além disso, Burmann ressaltou que esta é uma das mais importantes visitas e missões internacionais este ano na Universidade. Em complemento, o Assessor de Gabinete do Reitor na Secretaria de Apoio Internacional, professor Érico Flores mencionou programas de intercâmbio e oportunidades para alunos e professores estrangeiros que a UFSM oferece.

A comitiva continuará em agenda com a UFSM amanhã (16), em reunião pela manhã com a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec). Na ocasião irá ocorrer uma apresentação sobre a atuação da Agittec, seus eixos de trabalho, seus quesitos de transferência de tecnologia, empreendedorismo e empresas atualmente incubadas. A equipe FieldCrops também terá uma agenda com a comitiva, para dialogar sobre a atuação do grupo e a cultura do arroz.

Texto: Marina Henriques e Paola Jung / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor