Inscrição de projetos relacionados ao “UFSM em Rede com a Educação Básica“ é prorrogada até sexta (6)

Bolsas do Prolicen contemplam 23 áreas da Base Nacional Comum curricular (BNCC) e dez temáticas de pesquisa em Educação

A Universidade Federal de Santa Maria, através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), prorrogou até a próxima sexta-feira (6) as inscrições de projetos ao Programa de Licenciaturas (Prolicen 2021).

O programa vai selecionar projetos relacionados ao “Rede Básica: UFSM em Rede com a Educação Básica“. O “Rede Básica” é uma iniciativa da UFSM, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e com as Secretarias Municipais de Educação. Ele é voltado à produção colaborativa de recursos e materiais didáticos, acessíveis a estudantes da rede pública de ensino sem acesso à internet.

Seu objetivo é veicular, principalmente através de canais abertos de televisão e de programas de rádio, os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, nos diferentes níveis da educação básica.

O edital contempla 23 áreas ou modalidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além dessas áreas destinadas à produção dos materiais didáticos, é possível inscrever projetos voltados a:

• Gestão escolar e educacional;
  • Produção do conhecimento;
  • Formação permanente de professores;
  • Práticas pedagógicas;
  • Práticas curriculares;
  • Educação inclusiva;
  • Educação não formal;
  • Artes, culturas e linguagens;
  • Tecnologias da informação e comunicação;
  • Novas metodologias educacionais.

Os projetos selecionados receberão recursos destinados ao fomento da formação acadêmica, através de bolsas para estudantes de cursos de licenciatura da UFSM. O objetivo é fortalecer a integração da UFSM com a rede pública de educação básica.

Será destinado um total de R$ 200 mil para o desenvolvimento dos projetos em 2021. Os recursos deverão ser usados para o pagamento de bolsas de R$ 400,00 por cinco meses, aos alunos e alunas de licenciatura da UFSM. A seleção de bolsistas será responsabilidade do docente proponente do projeto.

A seleção é composta por uma fase eliminatória, constituída pelo preenchimento e envio correto da documentação, e por uma fase classificatória, composta pela análise dos projetos.

Edital 029/2021-Prograd/Prolicen, com o cronograma de seleção e a documentação solicitada, está disponível em ufsm.br/prograd.

Outras informações podem ser obtidas pelo email prolicenprograd@gmail.com.