Factors 8.0, integrado à BienalSur, acontece na próxima semana

Festival de Arte, Ciência e Tecnologia poderá ser acompanhado pelas redes sociais

O Festival de Arte, Ciência e Tecnologia – Factors 8.0 foi inserido como Km 696 na Bienal Internacional de Arte Contemporânea do Sul (BienalSur), da Argentina. Como consta no material de divulgação, “a BienalSur constrói uma cartografia própria que se abre aos cinco continentes, valorizando o local no global, singularidade na diversidade, na defesa do direito à cultura. Sua rede se estende desde o Km zero, em Buenos Aires, para a Universidade das Artes de Tóquio, Japão (Km 18370.3).

Segundo a professora do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM Nara Cristina Santos, Santa Maria se encontra, em linha reta, no Km 696 desde o Km zero – a contagem na edição de 2019 foi diferente, com Santa Maria constando como Km 1055.

A 3ª edição da BienalSur é um projeto incubado e desenvolvido na Universidade Nacional de Três de Febrero (Untref) e até dezembro de 2021 está sendo realizada em 50 cidades de 23 países, com a participação de mais de 400 artistas. Trata-se de uma bienal multipolar de arte contemporânea que funciona como uma rede associativa de colaboração entre museus, centros culturais e universidades em todo o mundo.

O Factors 8.0 é uma exposição paralela inserida na programação do 16º Simpósio de Arte Contemporânea e será realizada de segunda (23) a sexta-feira (27) da próxima semana. O evento reúne artistas nacionais e estrangeiros que desenvolvem projetos em diversas linguagens no campo da arte, ciência e tecnologia.

Neste ano, além de integrar a programação da 3ª BienalSur, mais uma vez, o festival será sediado nas redes sociais do LabArt (Facebook, Instagram e Youtube), devido à pandemia. O Factors é realizado desde 2014 pelo Grupo de Pesquisa Arte e Tecnologia, via LabArt, com apoio do PPGArt e da PRE.

Outras informações constam na página www.ufsm.br/labart.