Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto TEAmigos, que estimula o debate sobre autismo, encerra ciclo de palestras nesta quarta (25)

Palestras alusivas ao Mês da Pessoa com Deficiência são abertas à comunidade



O mês de agosto é marcado como o mês da pessoa com deficiência e incentiva a sociedade a refletir sobre a inclusão. Por isso, o projeto de extensão da UFSM Campus Palmeira das Missões TEAmigos, que realiza diálogos sobre o autismo desde 2016, intensificou suas atividades durante este período através do Ciclo de Palestras alusivo ao Mês da Pessoa com Deficiência. A última palestra ocorre nesta quarta-feira (25), às 19h. Inscrições pelo link.

De acordo com Neila Santini de Souza, coordenadora do projeto, durante este período de atividades remotas devido à pandemia, o grupo tem realizado rodas de conversa online e ações educativas via redes sociais. “O objetivo das ações é que a gente possa discutir mais sobre as questões das deficiências e proporcionar essa rede de apoio que as pessoas com deficiência precisam”.

Segundo o acadêmico de Enfermagem Ângelo Gabriel Garbin, as rodas de conversa já chegaram a mais de 15 estados brasileiros e tiveram a participação de aproximadamente 250 pessoas. “Os participantes são profissionais da saúde e da educação, familiares das pessoas com deficiência e muitos acadêmicos de vários cursos. A multidisciplinaridade está presente nas rodas de conversa tanto na questão acadêmica quanto na questão profissional”, explica o estudante. 

Através das rodas de conversa, o projeto promove o compartilhamento de informações e troca de experiências entre a sociedade, profissionais e familiares. “Eu, como mãe de um menino que está dentro do espectro autista, me sinto lisonjeada em conseguir ter acesso a essa informação, que é de muita qualidade e muito legal. O projeto, realmente, anda mudando a minha vida, a forma como eu olho para o autismo e como a informação vem chegando a mim de forma tão clara e objetiva”, declara Mônica Rodrigues Amorim, acadêmica do curso de Ciências Econômicas.

O projeto também realiza diversas parcerias entre a Apae Palmeira das Missões e a 15ª Coordenadoria Regional de Saúde. Conforme Bárbara Vargas, coordenadora administrativa da Apae, o projeto auxilia e dá suporte para a instituição e nos atendimentos às pessoas com deficiência atendidas pela Apae. 

Para mais informações, entrar em contato através das redes sociais do projeto: @tea_migos, no Instagram, e TEAmigosPM, no Facebook.

Confira aqui a reportagem sobre o projeto TEAmigos realizada pela TV Campus UFSM.

Texto: Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-56623

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes