Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lapics: projeto da UFSM aberto à comunidade ganha prêmio Kokhmahá

Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde é um espaço multiprofissional que disponibiliza atendimentos gratuitos



foto vertical colorida mostra uma mulher de jaleco e proteção facial massageando a cabeça de outra mulher deitada, ao fundo banner com logotipo do lapics, as mulheres estão de costas
Laboratório retomou suas atividades presenciais em julho

Na última sexta-feira (27), o Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lapics) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSM recebeu o prêmio Kokhmahá. A premiação ocorreu durante a abertura do 15º Encontro Holístico Brasileiro – Saúde, Ciência e Espiritualidade, em Porto Alegre, e visa homenagear pessoas, entidades ou instituições que contribuem com o campo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics).

O Lapics é um espaço multiprofissional, coordenado pelo professor do curso de Enfermagem da UFSM e pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC Marcio Rossato Badke, com a vice-coordenação da professora Ângela Kemel Zanella, do curso de Fisioterapia, e que tem como representante dos terapeutas a doutoranda Jana Rossato Gonçalves. Desde sua criação, em 2017, contou com mais de 50 terapeutas voluntários e realizou mais de três mil atendimentos presenciais individualizados.

Em março do ano passado, o laboratório teve suas atividades presenciais suspensas em decorrência da pandemia. Durante esse período, ampliou a atuação online. Em parceria com o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), foram realizadas lives semanais com o foco no autocuidado dos profissionais da saúde. Ao todo, foram mais de 30 lives em 2020. Em julho de 2021, o Lapics foi autorizado a retomar suas atividades presenciais. Inicialmente, as vagas estão sendo priorizadas para profissionais da saúde da comunidade, com o intuito de prestar apoio àqueles que estão na linha de frente do combate à Covid-19.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) são práticas que utilizam recursos terapêuticos não convencionais, que consideram a escuta acolhedora, promovem o autocuidado e visam ao indivíduo como um todo, considerando seus aspectos físicos, psicológicos, emocionais e sociais, de modo a integrar e/ou complementar o modelo de cuidado convencional. Além disso, promovem a saúde e o bem estar a partir do cuidado centrado no próprio indivíduo e suas necessidades, tratando diferentes condições de saúde, sejam elas de origem física, emocional ou energética.

Buscando expandir o número de atendimentos e prestar um serviço ainda mais qualificado, o laboratório está sendo ampliado, ocupando mais dois espaços no prédio 20 do Campus Sede, os quais passam por reformas a fim de oferecer acessibilidade à comunidade que utiliza o serviço. Além desses espaços, o Lapics conta com o Laboratório de Hidroterapia, anexo ao Centro de Ciências da Saúde, e também possui parcerias público-privadas que possibilitam o atendimento em diversos locais da cidade de Santa Maria.

“Me trouxe muitos benefícios”

A psicóloga assistencial do Husm Taiane Klein conheceu o projeto em 2018, e desde então participa das atividades do Lapics. Para ela, é importante buscar uma integração entre corpo, mente e espiritualidade, e também acredita que é uma forma de tratamento muito boa para suas crises de enxaqueca. Além disso, é uma forma de aliviar as tensões trazidas pelo trabalho, principalmente por ter contato constante com pessoas em situação de tristeza ou dor. A psicóloga afirma que as práticas a ajudam em todas as áreas da vida. “Me trouxe muitos benefícios, na época fiquei bastante tempo sem dores de cabeça, me sentindo saudável em vários aspectos, menos estressada, mais focada no que é realmente importante para mim, questões como família e autoestima. Também ampliei minha visão de vida“, afirma Taiane.

Atualmente, estão sendo ofertados atendimentos de Reiki, Barras de Access, auriculoterapia e ventosaterapia. A oferta e agendamento das práticas depende da disponibilidade dos terapeutas que fazem o trabalho de forma voluntária, portanto, a cada semana, novas terapias podem ser inseridas na agenda, como outras podem não estar mais disponíveis.

O agendamento pode ser feito pelo número (55) 99155-7376, por WhatsApp, SMS ou ligação, nas sextas-feiras, das 13h às 17h. Serão passadas as informações sobre as práticas oferecidas na semana posterior e os horários disponíveis para o agendamento. 

Quais são as práticas oferecidas pelo Lapics?

O Reiki é uma técnica criada no Japão que consiste na imposição de mãos para transferência de energia de uma pessoa para outra, para que desta forma consigam alinhar centros de energia do corpo, conhecidos como chakras, promovendo o equilíbrio energético, necessário para manter o bem-estar físico e mental.

Barras de Access é uma técnica que utiliza toques terapêuticos em pontos específicos da cabeça que fazem com que a pessoa tire de sua vida padrões nocivos, ideias, crenças e outros arquivos mentais desnecessários acumulados ao longo do tempo.

Auriculoterapia é uma forma de medicina complementar baseada na ideia de que o pavilhão auditivo da orelha, ou aurícula, é um micro-sistema em que todo o corpo é representado por um mapa.

A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo sobre a pele, que resultam na dilatação dos vasos sanguíneos naquele local.

Texto: Ana Laura Iwai, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias UFSM
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista da Agência de Notícias
Foto: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-56669

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes