UFSM entrega medalha de Visitante Ilustre para egresso do curso de Engenharia Química

Na manhã de hoje (22), a UFSM realizou uma cerimônia de entrega de uma medalha de Visitante Ilustre para o Sr. José Valter Dornelles Mello, egresso do curso de Engenharia Química da UFSM, turma de 1995.

Atualmente, o Sr. José Mello é CEO e fundador de quatro empresas em Jaraguá do Sul, Santa Catarina: BTA, Bratech, Apply e Mianzi.

Durante a entrega, o reitor da UFSM, Paulo Burmann destacou a importância da relação da Universidade com os egressos, e o quanto o Sr. José Mello auxiliou a Instituição neste período de dificuldades durante a pandemia: “Para além das mensagens de apoio, que foram muito importantes, se colocou à disposição da Universidade em uma ação totalmente voluntária para cooperar naquilo que fosse possível naquele momento. E essa colaboração material forneceu insumo e matéria prima para a produção de álcool gel.”

Este álcool produzido pela Universidade foi importante para a prevenção do contágio da Covid-19 e da prevenção de vidas, como evidenciou Burmann: “Este produto foi largamente distribuído para uso interno da Universidade, além da distribuição para uso na rede pública de saúde em Santa Maria e municípios da região. Todos entregues de forma gratuita, por conta da falta do produto na época.” Portanto, “a UFSM lhe é muito grata, já que isso representa um número significativo de pessoas que fizeram contribuições para a Universidade nesse momento.” Finaliza o Reitor.

Em seu agradecimento, José Mello diz que é muito difícil representar em palavras o sentimento deste momento, e as memórias bonitas do passado que lhe representam cruzar o arco. Ademais, “agradeço imensamente à Universidade, tendo em vista que as minhas conquistas partiram dessa Instituição. Não somente no aspecto de condições financeiras, mas também nos aspectos que me tornaram como pessoa, que representa para mim como um propósito, de ser esta pessoa que consegue auxiliar ao próximo.”

Mello também destacou a equipe que estava por trás deste projeto e da homenagem que recebeu hoje: “Há um envolvimento não só da minha pessoa, mas por trás desse projeto, existe um grande trabalho dos colaboradores da nossa empresa, e isso é muito importante de ser afirmado. Por isso, esta homenagem que eu estou recebendo hoje possui um significado para toda a nossa empresa. Tenho que agradecer a todos que estão me ajudando nessa jornada, toda a nossa estrutura é o que sustenta este momento”, salientou o homenageado.

Estavam presentes na ocasião o Reitor da Universidade, Prof. Paulo Afonso Burmann, a Chefe de Gabinete, Prof. Martha Adaime, os Diretores da Unidades da UFSM e os chefes de dos departamentos de Química, de Alimentos do Centro de Ciências Rurais e da Secretaria de Apoio Internacional.

Saiba mais sobre a trajetória das empresas:

Após mais de 25 anos no setor agroindustrial, dedicados principalmente ao trabalho com a produção de proteína animal, em 2006 fundou a BTA Aditivos, voltada à formulação e desenvolvimento de aditivos para a nutrição animal, tratamento de água e higienização de plantas industriais.

Oito anos mais tarde, em 2014, com o propósito de acompanhar as demandas do mercado do agronegócio nasceu a Bratech Equipamentos e a Bratech Internacional, com sede na Espanha, na qual o visitante ilustre é CEO.

Já em 2019, empreendeu na criação da Apply Engenharia, empresa que desenvolve e produz sistemas e equipamentos de dosagem para indústria, na qual ele é sócio fundador. Por fim, para administrar estas indústrias, foi fundada a holding Mianzi em 2020.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor