Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM realizou cerimônia de abertura para os cursos gratuitos oferecidos por universidade da China

Evento marcou o início das atividades oferecidas por meio da parceria entre a Universidade Normal de Hebei e a UFSM para o segundo semestre de 2021



Daniela do Canto, Érico Flores e Antônio Padúla durante a cerimônia virtual

A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM realizou, na noite do dia 16, a cerimônia de abertura dos cursos oferecidos pela Universidade Normal de Hebei (HNU), da China, para a UFSM e instituições parceiras no Rio Grande do Sul. O evento marcou o início das atividades das quatro turmas dos cursos de Introdução à Cultura Chinesa, Chinês I (duas turmas) e Chinês II que estão sendo ministrados gratuitamente por professores da HNU para 160 alunos ligados à UFSM e às instituições parceiras no estado, entre os meses de setembro e dezembro de 2021.

A cerimônia foi conduzida pela servidora Daniela do Canto, tradutora na SAI, e contou com a participação de diversas autoridades ligadas às universidades chinesa e brasileiras e também autoridades políticas. Estiveram presentes representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A cerimônia contou com a participação de cerca de 100 espectadores durante a sua transmissão. 

O primeiro a falar foi o professor Érico Marlon de Moraes Flores, assessor de Gabinete do Reitor na Secretaria de Apoio Internacional, que destacou a importância desta iniciativa, que está na sua segunda edição, e que tem sido muito importante para o fortalecimento das relações, não só entre a Universidade Normal de Hebei e a UFSM, mas também para todas as instituições de ensino superior que estão participando. Em seguida foi a vez do professor Antônio Padúla, diretor brasileiro do Instituto Confúcio da UFRGS, que agradeceu pela parceria entre as instituições e reforçou a importância da aproximação entre os dois países. 

REN Yuhong, Ana Qiao Jianzhen e Paulo Afonso Burmann também participaram

Representando a Universidade Normal de Hebei, a professora Ana Qiao Jianzhen, que, além de diretora chinesa do Confucius Classroom da Universidade Federal Fluminense (UFF), é professora do curso de Introdução à Cultura Chinesa que está sendo ofertado esse semestre para 60 alunos e também uma das principais articuladoras para a realização destes cursos, elogiou a organização e o profissionalismo da SAI e da UFSM na preparação das turmas e no trabalho desenvolvido junto às instituições parceiras. Em seguida foi a vez de REN Yuhong, responsável pela seção de intercâmbio e cooperação Internacional da Universidade Normal de Hebei, que comentou sobre o sucesso desta parceria no primeiro semestre de 2021, ocasião em que foram ofertadas cinco turmas, também de forma gratuita, e que possibilitaram os estudos de 215 alunos, divididos entre os cursos de Introdução à Cultura Chinesa, Introdução à Língua Chinesa e Introdução à Medicina Tradicional Chinesa. 

A cerimônia também contou com a participação do deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar Brasil-China no Estado do Rio Grande do Sul, Jeferson Oliveira Fernandes, que, em maio de 2019, convidou a UFSM para participar de uma missão à China, o que possibilitou ainda mais o estreitamento dos laços de cooperação entre a Universidade e instituições chinesas. Na cerimônia, o deputado estadual destacou a importância da cooperação entre os países e agradeceu pelas oportunidades oferecidas pela Universidade Normal de Hebei. 

Por fim, o professor Paulo Afonso Burmann, reitor da UFSM, comentou sobre a série de dificuldades do momento que atravessamos, e de como se faz importante o estabelecimentos de parcerias de qualidade e do apoio mútuo entre as instituições de ensino, com o objetivo de gerar conhecimento para os seus alunos e fortalecer as atuações das mesmas. O reitor da UFSM também agradeceu pela oportunidade de mais uma vez a Universidade estar coordenando este tipo de atividade e poder atingir não só a comunidade de estudantes e servidores da UFSM, como também das demais instituições parceiras.

Texto: Núcleo de Comunicação da SAI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-56771

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes