UFSM concede medalha de Visitante Ilustre ao Professor Alvaro Maglia

A condecoração reconhece a atuação do professor como Secretário Geral da AUGM

O professor Alvaro Maglia foi agraciado com a medalha de visitante ilustre da UFSM em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (16). A condecoração foi entregue pelo Reitor, Paulo Burmann, em reconhecimento à atuação do professor como Secretário Geral da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM).

Em seu discurso, além de agradecer a generosidade que lhe fora concedida, o professor Maglia destacou a importância da Universidade Pública estar a serviço do País e da região com perspectivas políticas de soberania. “Creio que é isso que nos une. Essas intenções, esses objetivos políticos institucionais e, portanto, cada uma das ações que o secretário executivo, os delegados, os reitores, o campo acadêmico e os estudantes fazem, estão à favor disso”.

O reitor Paulo Burmann agradeceu ao professor Maglia pela postura enquanto Secretário Geral e sobretudo pela amizade com a UFSM, além de ressaltar a atuação do professor Maglia em frente a secretária AUGM. “Tu foste uma figura central, que se manteve firme nas suas convicções, delineando junto com as diretorias os rumos que deveria tomar a AUGM em defesa da educação superior na américa latina, na defesa intransigente da educação como motor do desenvolvimento econômico e social das populações, das suas soberanias, das suas cidadanias”. Além disso, Burmann destacou a atuação integrada das universidades do grupo, o que  proporcionou a abertura de novos caminhos e perspectivas para todos e que esse fator tem um significado especial para a UFSM em virtude dela ter sido a fundadora do grupo.

A cerimônia teve a participação do Reitor da UFSM, Professor Paulo Burmann, dos Professores Odilon Marcuzzo do Canto, ex-Reitor da UFSM, Érico Marlon de Moraes Flores, Assessor de Assuntos Internacionais da UFSM, além do agraciado, Alvaro Maglia e o acompanhamento online de Pró-Reitores e Diretores de Unidade.

A AUGM:

O grupo, fundado em agosto de 1991, atua estimulando o compartilhamento das estruturas acadêmicas e a internacionalização das Universidades públicas vinculadas, tendo como objetivo Contribuir para o fortalecimento e consolidação de uma massa crítica de recursos humanos de alto nível, aproveitando as vantagens comparativas proporcionadas pelas capacidades instaladas na região, nomeadamente:

• Pesquisa científica e tecnológica, incluindo processos de inovação, adaptação e transferência de tecnologia, em áreas estratégicas;
  • A formação contínua, inscrita no desenvolvimento integral das populações da sub-região;
  • As Estruturas e Gestão das Universidades que integram a Associação;
  •  A interação de seus integrantes com a sociedade como um todo, disseminando avanços no conhecimento que levam à sua modernização.

A entrega da medalha, bem como todo o evento América Latina na Era Nuclear podem ser acompanhados através deste link.

Expediente da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor:

Notícia: Luís Henrique Ramires, acadêmico de Jornalismo e estagiário;

Edição de Produção: Paola Jung, acadêmica de Jornalismo e estagiária;

Fotografia e Edição Geral: Mariana Henriques, Jornalista.