Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Rádios da UFSM participam de encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública



Gerente de Planejamento de Programação da EBC, Vancarlos Alves, foi um dos palestrantes do encontro

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) promoveu o segundo encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) de TV e Rádio. O evento buscou aproximar mais a EBC das emissoras parceiras e reuniu diversos representantes de veículos públicos do país durante os dias 24 e 25 de novembro no auditório do prédio do Banco do Brasil em Brasília.

No pronunciamento de abertura, o diretor da EBC, Glen Lopes Valente, afirmou que a RNCP, por meio dos associados, oportuniza a integração das informações de todo o Brasil, necessidade tanto pela TV quanto pelo rádio. O objetivo é que a TV Brasil chegue a todos os estados brasileiros em 2022 e que o sinal FM da Rádio Nacional ou Rádio MEC alcance todas as capitais até 2023.

O diretor-geral da EBC, Roni Baksys Pinto, divulgou os principais resultados de 2020 e 2021. Segundo ele, a conquista do 6º lugar de audiência veio após investimento na qualidade do sinal, e na programação com aquisição de conteúdos. Apontando para a imagem da novela “10 mandamentos”, Baksys disse que seria preciso trabalhar o público com inteligência. “Religiosa? Não é. É histórico-bíblica. São sete religiões abordadas”, falou a respeito das críticas sobre a novela comprada da Record  não ter conteúdo laico. Baksys também abordou o aplicativo TV Brasil Play, que teria tido um grande impacto com a novela “10 Mandamentos”.

Sobre os planos do governo de privatizar a EBC, Baksys comentou o projeto básico de desestatização elaborado pelo BNDES. “Não caminha para liquidação ou privatização. Queremos mudar a lei de criação da EBC, permitindo a publicidade mercadológica”, adiantou.

O gerente executivo de Planejamento de Programação e RNCP, Vancarlos Alves, ressaltou que “Ciência, Inovação, Cultura. Tudo isso a gente tem que trazer para a tela”. Conforme ele, os ouvintes de rádio gostam de comerciais entre os programas e as músicas. “A gente precisa navegar também nessa onda, brevemente assim eu espero”, afirmou. Preocupado com o processo de desestatização da empresa, Alves contou que “a EBC trabalha para mitigar o baixo desempenho, e o resultado tem sido positivo”.

O diretor de Conteúdo e Programação, Denilson Morales da Silva, relatou que investiram em conteúdos para o público infantil, que não estaria sendo coberto pelos canais privados, e destacou “Cine Mazaroppi”, “Cine retrô: Os Trapalhões”, e “Águias de Fogo” (série de TV lançada em 1968 retratando a Força Aérea Brasileira na década de 1960 e 1970) como produções a serem veiculadas na grade especial de verão. O gerente-executivo de rádios, Luciano Seixas, ressaltou que há uma nova forma de consumo de rádio. “A pandemia colocou que precisamos modernizar a programação, conquistar novos públicos e aumentar a audiência”, finalizou.

As informações compartilhadas no encontro da RNCP vão auxiliar as rádios da UFSM e a TV Campus na produção e veiculação diária.

Texto e fotografia: Marcelo De Franceschi dos Santos, diretor das Rádios da UFSM, esteve no evento como convidado da EBC.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57374

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes